Em sua 19ª edição, o clássico "Direito Constitucional Esquematizado" (Saraiva – 1.560), de Pedro Lenza, numa linguagem clara e direta, destina-se, aos candidatos às provas de concursos públicos e aos alunos de graduação, e após cada capítulo, o autor insere questões para aplicação da parte teórica.

Percebendo a dificuldade dos alunos na matéria, o autor tentou esquematizar os grandes temas do Direito Constitucional, não só a linguagem direta como também por meio de uma formato mais conveniente, propiciando uma leitura mais dinâmica e, ao mesmo tempo, estimulante.

O autor buscou também determinar o posicionamento da doutrina, apontando a corrente que prevalece e indicando o entendimento do STF sobre a matéria.

Através de um projeto gráfico pioneiro em duas cores, o autor aplica a didática dos quadros, palavras-chave, esquemas, itens e subitens, que proporcionam a fixação visual do conteúdo e o aprendizado através de uma linguagem clara, direta e estimulante. A 19ª edição está atualizadíssima, abrangendo as mais importantes ECs até a 88, as 53 súmulas vinculantes e as principais decisões do STF, como, por exemplo, a recente decisão sobre a aposentadoria compulsória (fruto da 'PEC da Bengala').

Contempla também as implicações constitucionais das mais recentes alterações legislativas, como os Estatutos das Guardas Municipais e da Metrópole, assim como o CPC/2015.

"Mas será útil também aos operadores do Direito mais experientes, como fonte de consulta rápida e imediata, por oferecer grande número de informações buscadas em diversos autores, apontando as posições predominantes na doutrina, sem eximir-se de criticar algumas delas e de trazer sua própria contribuição.

Da leitura amena surge um livro 'fácil', sem ser reducionista, mas que revela, ao contrário, um grande poder de síntese, difícil de encontrar mesmo em obras de autores mais maduros, sobretudo no campo do direito. [...]
" Ada Pellegrini Grinover

Sobre o autor :

Pedro Lenza é graduado pela PUC/SP. Mestre e doutor pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP. Professor de Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Palestrante e advogado.





__________

Ganhadores :

Arthur Rehder da Cunha Patuci, de Porto Feliz/SP

Benilde Diniz de Souza, de BH

__________

SARAIVA EDUCACAO LTDA