MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil sem Dano"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil sem Dano"

Obra de relevante interesse para os operadores do Direito e para os profissionais que estudam e aplicam a Responsabilidade Civil em seu cotidiano.

Da Redação

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Atualizado em 3 de novembro de 2015 13:27

A obra "Responsabilidade Civil sem Dano" (Atlas - 294p.), de Bruno Leonardo Câmara Carrá, objetiva investigar se as categorias jurídicas que tratam da prevenção ao dano podem ser inseridas no âmbito da responsabilidade civil, ou até que ponto o podem ser.

Confirmando a imprescindibilidade do dano como requisito que lhe é inerente, apresenta-se um contraponto às construções que admitem formas de responsabilidade no âmbito civil em decorrência da simples ilicitude diante da persistente evidência de que é possível distinguir a violação ao ordenamento (ilicitude em sentido amplo) e a consequência lesiva a um interesse protegido.

A ideia de uma Responsabilidade Civil sem danos, em definitivo, poderia resultar em uma contradição tanto teórica como prática ao pretender abolir - para evitar sua ocorrência - esse que constitui um de seus elementos fundantes.

Porém, a fenomenologia do dano recomenda sua constante adaptação, e a realidade contemporânea convida diuturnamente a refinar seu conceito, dando-lhe amplitude e fluidez, permitindo com isso sancionar formas de lesão quase inconcebíveis tempos atrás.

É pelo contínuo aggiornamento da ideia de dano - e não sua supressão dentro da Responsabilidade Civil - que se devem buscar as soluções jurídicas para contornar essa lesividade incontida que tanto atormenta nossas vidas.

Sobre o autor :

Bruno Leonardo Câmara Carrá é mestre em Direito pela UFCE. Doutor em Direito Civil pela USP. Estudo pós-doutoral na "Scuola di Giurisprudenza" da Universidade de Bolonha, Itália. Juiz Federal e professor universitário nas áreas de Direito Civil e Empresarial.

__________

Ganhadora :

Beatriz Aguiar Mota, de Santarém/PA

__________

EDITORA ATLAS SA