MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ define juízo do RJ como competente para ações sobre corte de internet em celular
Conflito de competência

STJ define juízo do RJ como competente para ações sobre corte de internet em celular

Processos em todo o país serão remetidos para 5ª vara Empresarial do RJ.

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Atualizado às 17:56

A 2ª seção do STJ fixou o juízo da 5ª vara Empresarial do RJ como competente para julgamento de ações sobre a possibilidade de as operadoras interromperem o uso da internet em celulares após o término da franquia de dados contratada pelos usuários do serviço, nos planos pré e pós-pago.

Ao menos 18 juízos diferentes receberam demandas sobre o tema, e a Oi suscitou o conflito de competência, pugnando pela fixação da competência da vara do RJ, a primeira a se pronunciar.

O ministro Moura Ribeiro, relator do conflito de competência, realizou no início do mês audiência pública para a definição da questão. Ao ser julgado o conflito na tarde desta quarta-feira, 25, os ministros seguiram à unanimidade a solução apresentada pelo relator.

Inicialmente, Moura Ribeiro havia determinado que os autos não seriam remetidos à 5ª vara, ficando em seus respectivos juízos, aguardando decisão da vara do RJ, que teria abrangência nacional. Porém, a ministra Isabel Gallotti levantou preocupação, apontando, entre outros, o fato de que cada ação pode ter nulidades e incidentes próprios. Por fim, a 2ª seção deliberou por remeter todas as ações para a 5ª vara Empresarial.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas