MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falta de prova em ação previdenciária gera extinção do processo sem resolução de mérito
STJ

Falta de prova em ação previdenciária gera extinção do processo sem resolução de mérito

Decisão em recurso repetitivo é da Corte Especial do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Atualizado às 15:32

A Corte Especial do STJ, em julgamento na tarde desta quarta-feira, 16, acompanhou o ministro Napoleão Nunes Maia Filho para concluir que a ausência de conteúdo probatório válido a instruir o processo implica na carência de pressupostos de constituição válidos do processo, que deverá ser extinto sem julgamento de mérito, de forma a possibilitar que o segurado ajuíze nova ação, nos termos do artigo 268 do CPC, caso obtenha prova material hábil a demonstrar o exercício do labor rural para concessão da aposentadoria pleiteada.

O importante caso foi julgado sob o rito de recurso repetitivo de controvérsia. O REsp de autoria do INSS sustentava que a insuficiência ou falta de provas ocasiona a improcedência do pedido por se tratar de julgamento de mérito.

Inicialmente pautado na 1ª turma da Corte, depois na 1ª seção e, finalmente, na Corte Especial, o ministro Mauro Campbell apresentou voto-vista em que propunha a desafetação do recurso como repetitivo. Se superada a preliminar, o ministro abriu divergência propondo a tese segundo a qual na ausência de prova constitutiva do direito previdenciário o processo será extinto com julgamento de mérito sendo a coisa julgada material secundum eventum probationis.

O voto divergente foi seguido pelo ministro Herman Benjamin. Os ministros Felix Fischer, Laurita Vaz, Humberto Martins, Jorge Mussi, Salomão, Benedito Gonçalves, Noronha, Maria Thereza, Og e Raul Araújo acompanharam o relator pela desprovimento do recurso do INSS, destacando que a possibilidade do autor repropor a ação estabelece uma solução mais protetiva e social.

  • Processo relacionado: REsp 1.352.721