MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ nega pedido da AGU para centralizar em vara do DF ações contra posse de Lula
Liminar

STJ nega pedido da AGU para centralizar em vara do DF ações contra posse de Lula

Decisão monocrática é da desembargadora convocada Diva Malerbi.

Da Redação

sábado, 19 de março de 2016

Atualizado às 13:57

Em decisão monocrática proferida nesta sexta-feira, 18, a desembargadora convocada no STJ Diva Malerbi negou o pedido de liminar da AGU para que ações judiciais que questionam a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil fossem reunidas em um único juízo.

Na ação, a AGU argumenta que o fim do conflito de competência entre diferentes varas da JF tem como objetivo evitar "decisões conflitantes, capazes de gerar danos à política nacional e à administração pública". A União indicou a 22ª vara Federal do DF, onde teria sido ajuizada a primeira ação.

Mas a magistrada entendeu que, com a documentação apresentada nos autos, "não é possível verificar a existência de elementos capazes de demonstrar o dissídio judicial a respeito da reunião ou separação das ações populares apontadas como conexas".

A desembargadora convocada apontou ainda que o pedido da União encontra respaldo no parágrafo 3º, do artigo 5º, da lei 4.717/65, que prevê que "a propositura da ação prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações, que forem posteriormente intentadas contra as mesmas partes e sob os mesmos fundamentos". A ministra considerou, todavia, que faltou anexar as peças indispensáveis.

Na liminar, Diva Malerbi facultou à União a oportunidade de regularizar a instrução do feito com cópias das petições iniciais das ações populares mencionadas no conflito de competência, respectivas decisões e demais documentos para solucionar a controvérsia.

A relatora ponderou, ainda, que, ao tempo em que a reunião dos processos em um único juízo é medida que respalda a segurança jurídica, "não se pode olvidar o legítimo interesse do cidadão de realizar o controle jurisdicional dos atos praticados pelo Poder Público, assistindo-lhe o direito de trazer à lide suas alegações, contraditar a parte contrária e acompanhar todo o trâmite processual, sendo o juízo da localidade de seu domicílio o mais apropriado para o cumprimento desse mister".

  • Processo relacionado: CC 145.918

Patrocínio

Patrocínio Migalhas