MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defesa de Dirceu pede que Moro desconsidere delação da Lava Jato
Ação Penal

Defesa de Dirceu pede que Moro desconsidere delação da Lava Jato

Em alegações finais, advogados sustentam improcedência total da ação penal.

Da Redação

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Atualizado às 09:57

A defesa de José Dirceu e de seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, alvos da operação Lava Jato, pede que seja reconhecida a ausência de valor probatório de todas as colaborações prestadas por Fernando Moura, Júlio Camargo, Milton e José Adolfo Pascowitch - desentranhando-se dos autos tais depoimentos.

Em memoriais de alegações finais, os advogados sustentam a inépcia da peça inicial e requerem a "total improcedência da ação penal".

De acordo com os causídicos, a análise das provas demonstra "que a versão de José Dirceu no sentido de que nunca se envolveu em qualquer esquema de propina engendrado na Petrobras é a mais pura verdade, o que se comprova com o simples confronto entre sua situação financeira e de seus supostos "liderados" no esquema criminoso".

Consta no documento a referência ao fato de que Dirceu "foi um dos únicos que compareceu de peito aberto" na operação Lava Jato, tendo falado e respondido verbalmente aos questionamentos dirigidos por juiz, acusação e defesa, "sem realizar qualquer acordo de colaboração premiada".

"Assumiu a responsabilidade pelos erros que cometeu quanto a pagamentos de imóveis e serviços e regularizações imobiliárias, mas não aceitou, como de fato não poderia aceitar, as acusações levianas e infundadas de que teria participado e recebido milhões num esquema de propina envolvendo a Petrobrás."

De acordo com a defesa, o próprio juiz Moro, quando decretou a prisão de Dirceu, assinalou que os delatores "estão envolvidos nos crimes, com o que a sua credibilidade é passível de questionamento, máxime porque vários confessaram buscando obter benefícios" com a colaboração com o MPF.

Assinam o documento os advogados Roberto Podval, Odel Mikael Jean Antun, Paula Moreira Indalecio, Viviane Santana Jacob Raffaini, Carlos Eduardo Mitsuo Nakahara e Ana Caroline Machado Medeiros, da banca Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados.

  • Processo: Ação Penal 5045241-84.2015.404.7000

____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas