MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco não deve indenizar por exigir prova de vida para saque de aposentadoria
MA

Banco não deve indenizar por exigir prova de vida para saque de aposentadoria

Juíza entendeu que instituição financeira agiu dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pelo INSS.

Da Redação

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Atualizado às 09:52

A juíza de Direito Karine Lopes de Castro, da 1ª vara Civil de Rosário/MA, julgou extinta ação na qual uma senhora pleiteava danos materiais e morais porque sua filha foi impedida de efetuar operação bancária em seu nome. A cliente alega que sua sua filha, que é sua procuradora, munida de procuração pública e comprovante de cadastramento de procurador atualizado, dirigiu-se até a agência do banco para tentar sacar os proventos da autora, mas foi informada de que seria necessária a presença da idosa na agência para comprovar que estava viva. De acordo com a magistrada, a instituição financeira agiu dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pelo INSS.

"Verifico que o banco agiu dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pelo INSS, atendendo aos fundamentos da normatização, que é a segurança do próprio sistema previdenciário."

A resolução INSS 141/11 determina que a prova de vida, como instrumento apto a garantir a regularidade dos pagamentos dos benefícios previdenciários, é obrigatória e deverá ser efetuada pela instituição financeira responsável pelo pagamento.

Na ação, a senhora é representada pela filha, a qual argumentou que a autora não se movimenta sozinha, não ouve e já não consegue falar e ver, sendo acometida de uma série de doenças ligadas à avançada idade (98 anos), necessitando de auxílio em tempo integral para as tarefas cotidianas básicas. Ela afirma que levou sua mãe nos braços até a agência bancária e lá chegando não tiveram atendimento prioritário e que, em razão de não conseguir se sustentar sozinha, a mãe teve que ficar em seu colo. De acordo com a filha, elas somente foram atendidas quando uma conhecida começou a gravar a cena. O vídeo foi, inclusive, amplamente divulgado pela mídia.

Contudo, a juíza entendeu não estar caracterizada a responsabilidade civil da instituição financeira. De acordo com a magistrada, a filha não apresentou atestado médico de sua mãe aos agentes de banco e tentou, ainda, por duas vezes dissuadir os funcionários da instituição a deixar de exigir a presença da idosa na agência. "Ora, se a autora não apresentou os atestados médicos ou documentos semelhantes que demonstrassem a impossibilidade de locomoção de sua mãe, o entrave imposto pelo banco foi legítimo e pautado no art. 400, da IN 45/2010 do INSS, tratando-se a vista dos documentos de diligência necessária para se verificar as hipóteses elencadas no mencionado dispositivo normativo."

A magistrada pontou ainda que a autora não estava devidamente representada, uma vez que se trata de pessoa que, segundo sua própria filha, não consegue falar desde 2010 e vem aos poucos perdendo a visão e a independência de autolocomoção, logo deveria ela ter sido interditada, nomeando um curador para a gestão de seus negócios. "Dos depoimentos pode-se vislumbrar que não houve qualquer conduta tendente a atentar contra a honra ou dignidade da autora."

  • Processo: 1947-94.2014.8.10.0115

Veja a íntegra da decisão.

_____________

Departamento Juridico do Banco Bradesco SA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas