MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Temas sobre plano de previdência privada serão definidos pela 2ª seção do STJ
Direito Privado

Temas sobre plano de previdência privada serão definidos pela 2ª seção do STJ

Processos têm status de recursos repetitivos.

Da Redação

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Atualizado em 13 de julho de 2016 13:34

Os aportes a planos abertos de caráter previdenciário (que incluem os PGBLs e os VGBLs) somaram R$ 9,8 bi em maio, um crescimento de 12,64% em relação ao mesmo mês de 2015, conforme dados da FenaPrevi, que representa 70 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no país.

O tema, assim, interessa a milhares de brasileiros, e diferentes questões acerca de planos de previdência privada estão sub judice no STJ. Na 2ª seção da Corte, responsável pelas matérias de Direito Privado, apenas o ministro Salomão afetou como repetitivo quatro relevantes processos. Confira casos afetados àquela seção.

Relatoria: ministro Antonio Carlos Ferreira

  • REsp 1.312.736

Incluem-se, nos cálculos dos proventos de complementação de aposentadoria, as horas extraordinárias habituais, incorporadas ao salário do participante de plano de previdência privada por decisão da justiça trabalhista?

Relatoria: ministro Luis Felipe Salomão

  • REsp 1.551.488

Em havendo transação para migração de plano de benefícios de previdência privada, é cabível a aplicação do mesmo raciocínio sufragado pela súmula 289/STJ para o instituto jurídico do resgate?

Para anulação de cláusula contratual da transação, é necessária observância às regras inerentes a essa modalidade contratual, previstas no CC?

  • REsp 1.370.191

Em demandas envolvendo revisão de benefício do regulamento do plano de benefícios de previdência privada complementar, o patrocinador também pode ser acionado para responder solidariamente com a entidade fechada?

  • REsp 1.564.070

A previsão, no regulamento de plano de benefícios de previdência privada, de reajuste com base nos mesmos índices adotados pela previdência pública, garante também a extensão de índices correspondentes a eventuais aumentos reais do benefício oficial?

  • REsp 1.433.544

O participante de plano de benefícios de previdência privada patrocinado por entidade da administração pública pode se tornar elegível a um benefício de prestação programada e continuada, sem que tenha havido a cessação do vínculo com o patrocinador?

Relatoria: ministro Paulo de Tarso Sanseverino

  • REsp 1.435.837

Qual o regulamento aplicável ao participante de plano de previdência privada para fins de cálculo da renda mensal inicial do benefício complementar?

Os processos estão afetados sob o rito de repetitivos e não há previsão de quando serão julgados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas