MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Penal na Atividade Econômico-Empresarial"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Penal na Atividade Econômico-Empresarial"

A obra trata dos temas de Responsabilidade Penal com doutrina e jurisprudência comentada.

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Atualizado em 31 de janeiro de 2017 10:03

Em "Responsabilidade Penal na Atividade Econômico-Empresarial" (Quartier Latin - 470p.), os coordenadadores Antonio Ruiz Filho, da banca Ruiz Filho Advogados, e Leonardo Sica, sócio de Sica & Quito Sociedade de Advogados, abordam os crimes tributários, lavagem de dinheiro, penas do Direito Penal Econômico e o combate à corrupção.

A obra apresenta artigos de diversos autores sendo divididos em 14 capítulos. Iniciando o livro com o título "Considerações acerca da criminalização da sonegação fiscal e das fraudes no Brasil", os autores também discorrem temas referentes à empresas sustentáveis, licenciamento ambiental, Tutela Penal e offshore.

Os autores apresentam uma contribuição para a compreensão da responsabilidade penal, sob a premissa assumida de que se trata de um movimento cujos primeiros esboços foram antecipados por teóricos do Direito Penal.

"Não acreditamos que o Direito Penal Econômico deva continuar sendo visto como manifestação desorganizada de práticas (judiciárias, legislativas) que, agora, estariam sendo dissecadas e interpretadas pela teoria. Parece-nos que o melhor caminho de aprimorar o conhecimento é aquele que Domenico De Masi, dentre outros, preconiza: teoria-prática-teoria, em que o necessário é aprender os paradigmas essenciais e os métodos, já que a mudança é muito veloz para que possamos acompanhá-la aprendendo apenas pela prática". Os coordenadores.

Sobre os coordenadores :

Antonio Ruiz Filho é sócio do escritório Ruiz Filho Advogados. Foi presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. Membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos, da seccional paulista da OAB.

Leonardo Sica é sócio do escritório Sica & Quito Sociedade de Advogados. Doutor e mestre em Direito Penal pela USP.

____________

Ganhadores :

Jéssica Valença Ferraz de Carvalho, de Recife/PE
Joel de Nazaré Lopes, de Joinville/SC

____________

ATLANTICO PACIFICO COMERCIO LTDA