MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandre Frota não será indenizado por texto que criticou sua visita ao ministro da Educação
Danos morais

Alexandre Frota não será indenizado por texto que criticou sua visita ao ministro da Educação

Colunista Tony Goes escreveu artigo intitulado "Alexandre Frota é um sintoma da nossa falta de educação".

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Atualizado às 09:21

O ator e empresário Alexandre Frota teve negado pedido de indenização por danos morais contra a Folha de S. Paulo e o colunista Tony Goes, por um artigo intitulado "Alexandre Frota é um sintoma da nossa falta de educação". A decisão é da juíza de Direito Melissa Bertolucci, da 1ª vara do JEC de SP.

O texto trazia crítica ao fato de Frota visitar o então recém-empossado ministro da Educação, Mendonça Filho, fato que repercutiu negativamente na internet. Na ocasião, o ator sugeriu mudanças no currículo escolar brasileiro.

"Alexandre Frota é uma espécie de bobo da corte pós-moderno, falastrão e hipersexualizado. Chegou a um ponto em que, mesmo que suas propostas para o Ministério da Educação fossem excelentes, elas também não seriam levadas a sério", afirmou Goes na coluna.

Na decisão, a juíza observou que o texto "discorre sobre a repercussão negativa da visita do autor ao Ministro da Educação, para lhe levar sugestões de alteração do currículo escolar brasileiro, e os motivos de tal repercussão, realizando críticas à conduta presente e pretérita do autor, justificando porque qualquer proposta sua nunca seria levada à sério, e imputando-lhe a característica de ser machista, que seria uma patologia social, cujo remédio seria a educação".

Assim, a magistrada considerou que a crítica foi baseada em fatos verdadeiros, dos quais o autor tirou suas próprias conclusões, "que não podem ser consideradas certas ou erradas, já que se trata simplesmente de sua opinião".

"O escritor requerido não faz menção a qualquer fato ou ato da vida privada e íntima do autor. Todos os fatos por ele utilizados para analisar sua conduta e o motivo da repercussão de tal visita são públicos, amplamente noticiados e divulgados pelo próprio autor e meios de comunicação, já que artista com grande espaço na mídia. São atuações suas em filmes, programas de televisão, manifestações nas redes sociais."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas