MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Delação do "fim do mundo" chega ao STF: PGR faz 320 pedidos a Fachin
Lava Jato

Delação do "fim do mundo" chega ao STF: PGR faz 320 pedidos a Fachin

Ao todo, foram 83 pedidos de abertura de inquérito.

Da Redação

terça-feira, 14 de março de 2017

Atualizado às 17:25

O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF nesta terça-feira, 14, 83 pedidos de abertura de inquérito, a partir dos acordos de colaboração premiada firmados com 77 executivos e ex-executivos das empresas Odebrecht e Braskem.

Também foram solicitados 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, nos casos que envolvem pessoas sem prerrogativa de foro, além de 7 arquivamentos e 19 outras providências.

Os acordos foram assinados nos dias 1º e 2 de dezembro de 2016 e homologados pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, em 30 de janeiro. As declarações estão inseridas e diretamente vinculadas à operação Lava Jato.

Não é possível divulgar detalhes sobre os termos de depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF por estarem em segredo de Justiça. Contudo, Janot pediu ao relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, a retirada do sigilo de parte desse material considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público.

Antes da assinatura dos acordos de colaboração, foram realizadas 48 reuniões entre as partes, totalizando quase 10 meses de negociação para maximizar a revelação dos atos ilícitos praticados e das provas de corroboração.

Durante esse período, foi assinado um acordo de confidencialidade considerando a complexidade das negociações e a necessidade de sigilo absoluto sobre todos os passos da negociação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas