MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST afeta como repetitivos processos da Petrobras sobre parcela de remuneração mínima
Incidente de recurso repetitivo

TST afeta como repetitivos processos da Petrobras sobre parcela de remuneração mínima

Processos impactarão em mais de 60 mil trabalhadores da empresa.

Da Redação

quinta-feira, 16 de março de 2017

Atualizado às 10:04

A SDI - I do TST decidiu afetar para julgamento no Pleno como incidente de recurso repetitivo dois processos que envolvem a Petrobras.

O ministro João Dalazen fez a proposta na manhã desta quinta-feira, 16, que foi acolhida por unanimidade.

Os processos tratam da interpretação de cláusulas de convenção coletiva de trabalho que asseguram o pagamento da parcela RMNR - Remuneração Mínima por Nível e Regime. Um deles estava pautado para julgamento na próxima segunda-feira, 20. Ambos os processos tratam, além dos adicionais legais, dos adicionais convencionais, mas um dos processos trata de alguns tipos de adicionais convencionais e o outro de outros tipos de adicionais convencionais.

De acordo com o ministro, já há, inclusive, conflito de jurisprudência interna acerca do tema.

"São milhares de processos em várias turmas. Mais de 60 mil empregados da Petrobras serão afetados. Há a necessidade de uma solução global. Qualquer que seja a decisão no julgamento pautado ostentará natureza meramente persuasiva. A decisão decerto será tomada por escassa maioria, com evidente escassez em sua eficácia. O caso é inequivocamente de incidente de recurso de embargos repetitivos, dada a multiplicidade, a relevância social, jurídica e financeira e a divergência já delineada de órgãos fracionários."

Conforme João Oresta Dalazen, a decisão no incidente de repetitivo terá "eficácia obrigatória por força de lei da tese jurídica no julgamento do incidente".

Com todos de acordo com o acolhimento da proposta, os processos serão afetados ao Pleno, onde será distribuído a relator e revisor.

  • Processos relacionados: 21.900-13.2011.5.21.0012 e 118-26.2011.5.11.0012

Patrocínio

Patrocínio Migalhas