MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jornalista não deve indenizar prefeito por postagem no Facebook
Direito de informação

Jornalista não deve indenizar prefeito por postagem no Facebook

Magistrado considerou que conduta não excedeu os limites dos direitos de informação, opinião e de crítica.

Da Redação

segunda-feira, 20 de março de 2017

Atualizado às 17:13

O juiz de Direito José Augusto Nardy Marzagão, da 4ª vara Cível Atibaia/SP, negou pedido de indenização feito pelo prefeito da comarca contra um jornalista que postou no Facebook que o político era "Ficha Suja". Para o magistrado, a conduta do jornalista não excedeu os limites dos direitos de informação, opinião e de crítica, "daí se concluiu a não ocorrência de dano moral injusto, que ensejaria a obrigação de indenizar."

De acordo com os autos, a postagem, realizada na rede social relatou que o autor seria "Ficha Suja", citando sua participação em suposto esquema de propina na locação do prédio do Fórum da cidade.

Segundo o juiz, diferentemente do que aponta o político, a matéria detém cunho informativo, noticiando as supostas irregularidades no contrato de locação do prédio do Fórum. "Ademais, fora comprovado, pelo réu, o teor do acórdão proferido pelo Egrégio Tribunal de Justiça, que determinou o afastamento do Prefeito de seu cargo público, dando azo a publicação em testilha."

"O direito de informação jornalística consiste numa estrutura complexa, na qual se encontram, de um lado, a notícia, e de outro, a crítica. No que diz respeito à análise ao direito à informação, pode-se dizer que este, conceitualmente, compõe-se do direito de informar, de se informar e de ser informado, razão pela qual o artigo 220, § 1°, da CF, estabelece que nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística."

Na decisão, o juiz afirma que o jornalista não está impedido de emitir opinião, fazer críticas, comentários ou ironias, em seu texto. "Trata-se de opção do profissional ou do órgão de imprensa, sujeita ao julgamento dos leitores."

O advogado Rubens da Cunha Lobo Junior representou o jornalista no caso.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas