MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes acusa PGR de crime com vazamentos na Lava Jato
STF

Gilmar Mendes acusa PGR de crime com vazamentos na Lava Jato

Ministro apontou existência de "entrevista coletiva em off" e disse que violação do sigilo profissional está no CP.

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2017

Atualizado às 14:57

O ministro Gilmar Mendes, do STF, apontou a ocorrência de crime diante de vazamentos da lista do Janot para a imprensa.

O ministro comentou a coluna da ombudsman da Folha de S.Paulo que tratou dos vazamentos, falando da existência da "entrevista coletiva em off". Sob o título "Um jato de água fria", Paula Cesarino afirmou que "o resultado desse tipo de acordo subterrâneo é que o jornalista se submete a critérios não claros da fonte, que fornecerá as informações que tiver, quiser ou puder. O repórter concorda em parar de fazer perguntas em determinado momento".

Segundo Gilmar, tal "fenômeno" é "tristemente conhecido e repetido na operação Lava Jato, em que divulgação e publicação de informações sob segredo de justiça parece ser a regra e não a exceção". Falando em "propósito destrutivo" e "desmoralização da autoridade pública", apontou como crime os tais vazamentos.

"A imprensa parece acomodada com esse acordo. Vazamento é eufemismo para crime, que os procuradores certamente não desconhecem. A violação do sigilo profissional está no Código Penal."

De acordo com o ministro Gilmar, quem quiser divulgar escândalos porque está investido em poder de investigação "está abusando de seu poder". "Se determinados documentos estão sob sigilo e se inicia o vazamento sistêmico trata-se de desmoralização dessa Corte."

  • Ouça toda a manifestação do ministro, que também falou sobre a operação Carne Fraca.

A subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko, presente à sessão, sem contestar diretamente as afirmações de Gilmar Mendes, falou que o atual do contexto do país "coloca à vista defeitos de todas as instituições", inclusive do Judiciário. Ainda, o ministro Gilmar encerrou dizendo:

"Se há propósito político, que saia do órgão ministerial e vai para a rua conseguir voto. Aqui está narrado um crime. A Procuradoria não está acima da lei. É preciso tratar o Supremo com mais respeito."

Ouça as declarações da subprocura Ela e o ministro GIlmar:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas