MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Controle Minoritário - Dissociação Entre Voto e Participação Econômica na Companhia Aberta"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Controle Minoritário - Dissociação Entre Voto e Participação Econômica na Companhia Aberta"

A obra analisa o fato de que as companhias de grande porte tem acionista controlador, à exceção dos EUA e do Reino Unido, em que a atividade empresarial é exercida pelos administradores.

Da Redação

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Atualizado em 10 de abril de 2017 10:06

O livro "Controle Minoritário - Dissociação Entre Voto e Participação Econômica na Companhia Aberta"(Quartier Latin - 261p.), escrito por Luís André N. de Moura Azevedo, consiste em adaptação da tese intitulada "Concentração e dispersão do poder nas organizações coletivas finalísticas. Regime Jurídico da companhia aberta integrante do novo mercado da bolsa de valores: o papel decisivo desempenhado pelos instrumentos jurídicos de dissociação entre representatividade política e participação econômica de acionistas no âmbito da companhia", concebida pelo autor sob orientação do professor Eduardo Secchi Munhoz e apresentada à banca examinadora do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP.

Segundo o autor, a conformação de controle dominante em cada país resulta de uma série de fatores que levam ao surgimento e permanência de uma dessas variantes, ao mesmo tempo em que parecem inibir o desenvolvimento da estrutura alternativa.

No entanto, diz, a gradativa convergência global dos padrões de propriedade acionária a um denominador comum, aparentemente em curso - dos extremos da dispersão e concentração absolutas para o cenário intermediário dos blocos de participação minoritária relevante detidos por investidores institucionais - não tem sido acompanhada de transformações significativas nas estruturas de poder de controle interno dominantes em cada país.

Sobre o autor:

Luís André N. de Moura Azevedo é doutor em Direito Comercial pela USP. Especialista em Direito Societário e professor.

____________

Ganhadora :

Keity Farakassis Machado Costa, de Santana/SP

____________

ATLANTICO PACIFICO COMERCIO LTDA