MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estrangeiros residentes no Brasil podem receber benefício assistencial previsto na CF
STF

Estrangeiros residentes no Brasil podem receber benefício assistencial previsto na CF

Benefício será concedido uma vez atendidos os requisitos constitucionais legais.

Da Redação

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Atualizado às 15:37

O STF decidiu nesta quinta-feira, 20, que o estrangeiro residente no Brasil pode receber benefício assistencial de prestação continuada previsto no art. 203, V, da CF/88.

O dispositivo garante um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Por unanimidade, os ministros acompanharam o voto do relator, Marco Aurélio, e aprovaram a seguinte tese em repercussão geral:

"Os estrangeiros residentes no país são beneficiários da assistência social prevista no artigo 203, incisos V, da CF, uma vez atendidos os requisitos constitucionais legais."

A análise do caso foi iniciada na sessão plenária de ontem. Alterando sua manifestação nos autos, a PGR opinou pelo desprovimento do recurso interposto pelo INSS. Da tribuna, Janot afirmou: "não nos parece constitucionalmente possível interpretar a concessão desse beneficio construindo muros entre países; não muros físicos, mas muros de interpretação e muros de preconceito, de modo a não permitir que um ser humano em território brasileiro não tenha o mesmo tratamento que outro ser humano porque não teve a sorte, ou o azar, de ter nascido no Brasil." Após as sustentações orais, devido ao adiantado da hora, a análise foi suspensa e retomada hoje.

Em seu voto, o ministro Marco Aurélio apontou que a questão tratada nos autos era das mais relevantes e definiria se a nacionalidade brasileira deve ser considerada requisito para a concessão do benefício assistencial previsto no artigo 203, inciso V, da CF.

O ministro observou que, desde a criação da nação brasileira, a presença do estrangeiro no país foi incentivada e tolerada, não sendo coerente com a história estabelecer diferenciação tão somente pela nacionalidade, "especialmente quando a dignidade está em cheque em momento de fragilidade do ser humano - idade avançada ou algum tipo de deficiência."

"O constituinte instituiu a obrigação do Estado de prover assistência aos desamparados, sem distinção. Com respaldo no artigo 6º da Carta, compele-se os Poderes Públicos a efetivar políticas para remediar, ainda que minimamente, a situação precária daqueles que acabaram relegados a essa condição. Vale notar não existir ressalva em relação ao não nacional. Ao revés, o artigo 5º, cabeça, estampa o princípio da igualdade e a necessidade de tratamento isonômico entre brasileiros e estrangeiros residentes no País."

Ao fim de seu voto, o ministro pontuou que somente o estrangeiro com residência fixa no país pode ser auxiliado com o benefício assistencial, porquanto inserido na sociedade, contribuindo para a construção de melhor situação social e econômica da coletividade. "Considere-se que somente o estrangeiro em situação regular no País, residente, idoso, portador de necessidades especiais, hipossuficiente em si mesmo e presente a família, pode se dizer beneficiário da assistência em exame."

Veja a íntegra do voto do ministro Marco Aurélio.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas