MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bem da União pode ser tombado por lei estadual
Tombamento

Bem da União pode ser tombado por lei estadual

A decisão é do ministro Gilmar Mendes.

Da Redação

sábado, 20 de maio de 2017

Atualizado em 19 de maio de 2017 09:50

O ministro Gilmar Mendes, do STF, julgou improcedente ação na qual se questiona o tombamento de prédio de propriedade União por lei local. Na ACO 1208, o ministro entendeu que é possível o tombamento por ato legislativo, e que o Estado pode tombar bem da União.

A discussão na ação envolve o prédio onde funciona o Museu da Força Expedicionária Brasileira, localizado no centro de Campo Grande/MS, de propriedade do Exército. O tombamento foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, por meio da lei estadual 1.524/94.

A União alegava que os Estados não podem tombar bens da União, em decorrência do princípio da hierarquia verticalizada, que impede a desapropriação de bens federais pelos Estados. Sustenta ainda que o Legislativo local é incompetente para a edição de ato de tombamento, o qual seria atribuição apenas do Executivo.

O magistrado afirma em sua decisão que a legislação Federal de fato veda a desapropriação dos bens da União pelos estados, segundo o decreto-lei 3.365/41, mas não há referência a tal restrição quanto ao tombamento, disciplinado no decreto-lei 25/37.

A lei de tombamento apenas indica ser aplicável a bens pertencentes a pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado e de direito público interno.

Gilmar afirmou na decisão que "vê-se que, quando há intenção do legislador de que se observe a 'hierarquia verticalizada', assim o fez expressamente". Assim sendo, os bens da União não foram excepcionados do rol de bens que não podem ser tombados por norma dos Estados ou DF.

O ministro relator entende que não há vedação ao tombamento feito por ato legislativo, porque tal providência possui caráter provisório, ficando o tombamento permanente, este sim, restrito a ato do Executivo.

"A lei estadual ora questionada deve ser entendida apenas como declaração de tombamento para fins de preservação de bens de interesse local, que repercutam na memória histórica, urbanística ou cultural até que seja finalizado o procedimento subsequente."

A decisão também entende que o tombamento provisório por ato legislativo não precisa ser precedido de notificação prévia da União, exigência restrita ao procedimento de tombamento definitivo promovido pelo Executivo.

Fonte: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas