O lançamento da obra "Vidas no Fórum" (JusPodivm – 272p.), ocorrido ontem em Brasília, foi um sucesso. No auditório externo do STJ, a presença em peso dos servidores da Casa, que foram assistir a palestra da coautora, dra. Marilda E. Novaes Lipp, sobre stress e qualidade de vida no Judiciário, além de ministros, juízes e desembargadores de diversas regiões do país. O livro apresenta histórias de personagens da Justiça, compiladas pelo ministro Og Fernandes, juntamente com a análise psicológica do comportamento humano.

Vidas no Fórum não é somente sobre juízes e os casos que julgam, pois o fórum é um conjunto harmonioso de vários profissionais, de todos os tipos e níveis que, juntos, trabalham para que a justiça seja feita.

O fórum é um ambiente semimágico onde o destino de tantas pessoas é construído ou destruído. Onde os sonhos são realizados ou mudados. Onde punições são administradas e danos reparados. Onde a Justiça funciona para a defesa dos ofendidos, vilipendiados ou injustiçados pela vida e pelos mais espertos e sem escrúpulos. Última esperança dos desprotegidos. Último alento para os sem força.

Aos episódios humanos descritos foi acrescentada a interpretação psicológica, o que possibilita o entendimento das razões subjacentes que levam as pessoas a tomarem certas atitudes na vida. O livro tem o objetivo de ser útil a quem deseja conhecer dois olhares sob ângulos distintos das vidas no fórum.

Sobre os autores:

Marilda E. Novaes Lipp formou-se em psicologia pela American University. É PhD. em Psicologia Clinica pela George Washington University. Possui pós-doutorado em stress social realizado no National Institute of Health, dos EUA. É diretora presidente do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É membro da Academia Paulista de Psicologia. Tem vasta experiência na área de qualidade de vida e do stress e suas implicações tanto aqui como nos Estados Unidos, China e na Europa. É autora/coautora de 25 livros sobre stress, pioneiros no Brasil. Conduz treinamentos e profere palestra em Tribunais de Justiça e Secretarias de Segurança Pública.

Og Fernandes é ministro do STJ desde 17 de junho de 2008. Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), 2008. Desembargador do TJ/PE, 1997/2008. Bacharel em Direito pela UFPE (1974) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1974). Juiz de Direito do Estado de Pernambuco, 1981/1997. Ex-jornalista do Diário de Pernambuco, 1973/1981. Ex-Assessor Jurídico do Sistema Penitenciário de PE, 1978/1981.

___________

Ganhador

Marcos Antônio Pinheiro Saraiva, advogado em Macaé/RJ

-