MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Celso de Mello rejeita reclamação contra decisão que cassou mandato de governador do AM
Eleição

Celso de Mello rejeita reclamação contra decisão que cassou mandato de governador do AM

José Melo teve o mandato cassado por compra de votos na eleição de 2014.

Da Redação

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Atualizado às 08:22

O decano do STF, ministro Celso de Mello, negou seguimento à Rcl ajuizada pelo ex-governador do Amazonas José Melo contra acórdão do TSE que confirmou a cassação de seu mandato e o do vice-governador.

De acordo com o ministro, a reclamação só pode ser admitida após esgotadas as instâncias ordinárias, o que não ocorreu no caso, uma vez que ainda há recurso (embargos de declaração) pendente de análise no TSE.

Ao apreciar representação eleitoral, o TRE/AM determinou a cassação do diploma do governador e do vice pela prática de compra de votos e uso de dinheiro público em benefício de candidatura nas eleições de 2014 e ordenou a realização de eleições suplementares para preenchimento dos cargos.

Em seguida, o TSE julgou parcialmente procedente recurso para afastar a configuração da segunda conduta, mas manteve o acórdão quanto à captação ilícita de sufrágio.

A Corte superior ordenou, ainda, a execução imediata da decisão, com realização de eleições suplementares. Contra o acórdão do TSE foram apresentados cinco embargos de declaração, todos ainda pendentes de apreciação.

Uma nova eleição para governador no Estado ocorrerá no próximo dia 6/8.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas