A obra "Governança Corporativa de Bancos e a Crise Financeira Mundial" (Almedina Brasil – 351p.), de Pamela Romeu Roque, analisa o estímulo provocado pela crise de 2008 à governança corporativa de instituições bancárias.

A crise de 2008 representou um contundente estímulo ao estudo e às considerações específicas da governança corporativa de bancos, com a maior aceitação de sua especialidade e da necessidade de configurações peculiares de mecanismos para a efetiva direção, monitoramento e incentivo daqueles.

Não obstante sua importância, poucas são as obras que versam sobre referido assunto no Brasil.

Visando a contribuir para o preenchimento de referida lacuna no contexto nacional, a presente obra volta-se para a identificação e descrição de referido estímulo, buscando-se adicionalmente situar, pela análise de fontes de normas abstratas, a governança corporativa dos bancos do Brasil no âmbito de discussões que decorreram de mencionado período histórico.

Sobre a autora:

Pamela Romeu Roque é professora orientadora dos programas de LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais e de LLC em Direito Empresarial do Insper. Bacharel em Direito pela USP e Master of Laws (LL.M.) em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper.

_________

Ganhador:

Newton Antônio Pinto Bordin, de SP

__________

Almedina Brasil Importacao Edicao e Comercio de Livros Ltda