MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Noronha rebate matéria da revista Veja sobre tráfico de influência no Judiciário
Crítica

Ministro Noronha rebate matéria da revista Veja sobre tráfico de influência no Judiciário

Matéria tratava de suposta venda de decisões entre JBS e STJ. Noronha pediu apuração.

Da Redação

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Atualizado às 12:03

Durante a sessão do CNJ na manhã desta terça-feira, 12, o ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça, teceu severas críticas à revista Veja, que nesta semana publicou uma matéria com supostas mensagens trocadas via WhatsApp entre o diretor jurídico e uma advogada da JBS que sugerem a compra de decisões em Tribunais Superiores. O ministro atribuiu ao "mau uso da imprensa e à irresponsabilidade de dois jornalistas" a tentativa de manchar a imagem de três ministros do STJ. Além de Noronha, os ministros Mauro Campbell e Napoleão Nunes Maia também foram citados

"A Veja é assim corrupta, de denegrir a imagem alheia, irresponsável."

O ministro disse ter ficado "pasmo" quando viu seu nome sendo "ultrajado" pela publicação, que segundo ele, o colocou como alvo de supeita utilizando o argumento de que sua filha teria sido contratada para atuar em um processo da JBS e que a própria publicação depois diz que ele julgou o caso de forma desfavorável a empresa.

"A própria revista que nega que eu tenha julgado atendendo interesses destaca a todo instante e coloca a matéria de uma forma como se eu tivesse sendo parte envolvida nessa tramoia nojenta de advogado que vende a magistratura."

Para ele, isso prova mais uma vez que a magistratura está indefesa. "Indefesa não pela imprensa, que predominantemente é decente, é correta. Mas indecente nas mãos de revistas como a Veja."

"Eu sou um homem que defendo a liberdade de imprensa. Um país democrático não pode assim ser considerado se não tiver uma imprensa livre. Eu sou um homem que entende que tudo deve ser investigado. E exatamente eu por ser um ministro do Superior Tribunal de Justiça e ainda mais por ser corregedor nacional de Justiça devo ter minha vida muito transparente e muito aberta."

O ministro afirmou ter atendido o advogado da JBS depois de ter julgado e mantido a decisão desfavorável ao grupo, "portanto, quem assim age não deixa transparecer nenhuma dúvida. Tivesse eu tido a consciência jurídica em sentido contrário do que decidi, certamente estaria em maus lençóis. Mas Deus deve ter me iluminado. Fez com que eu julgasse pela minha livre convicção e minha livre convicção foi de indeferimento."

Assista ao vídeo:

Noronha pediu apuração à presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, e cobrou uma investigação também da OAB, sobre a conduta dos advogados que supostamente intermediaram a venda de sentença entre a JBS e os ministros do STJ. "Que a OAB cumpra seu papel, que apure em relação aos advogados. É hora de coibir e repelir a conduta de advogados, como aconteceu agora."

Ouça a íntegra do áudio:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas