A Câmara dos Deputados escolheu nesta quarta-feira, 20, as cinco mulheres que serão homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós neste ano. São elas: Daniela Rodrigues Teixeira, Marina Kroeff, Maria Gabriela Manssur, Elza Soares e Raimunda Gomes.

O prêmio é destinado a agraciar mulheres que, no país, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A cerimônia solene de entrega do Diploma ocorrerá em 26 de outubro.

A advogada Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, será agraciada pela sua luta pelos direitos das advogadas e contra a violência doméstica. Na votação ela ficou em primeiro lugar. “É o reconhecimento máximo do Parlamento brasileiro de que nossa luta pelas mulheres é digna, é relevante e não pode jamais ser relevada! Gratidão a todas as 30 indicadas pelas conquistas nas suas áreas de atuação."

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da resolução 3/03. Com a constituição da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), a indicação dos agraciados para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência da referida Comissão.

A Câmara já agraciou trinta mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, em 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2016.

Confira abaixo os vídeos do anúncio das eleitas para receber o diploma em 2017: