MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgará regra para promoção de juízes
Repercussão geral

STF julgará regra para promoção de juízes

Tema teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual da Corte.

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Atualizado às 17:27

O STF reconheceu repercussão geral em RE que discute o processo relativo aos critérios para o provimento de cargos a juízes.

No recurso, o Estado do RS questiona decisão do STJ, segundo a qual a vaga destinada à promoção por antiguidade não pode ser destinada à remoção. A decisão favoreceu um grupo de magistrados que ajuizou mandado de segurança contra ato do Conselho da Magistratura do TJ/RS, exigindo a precedência do critério de antiguidade. O tribunal local adotou a precedência da remoção.

No recurso trazido ao STF, o Estado do sustenta que a decisão do STJ viola o artigo 95, inciso II da CF, relativo à inamovibilidade dos magistrados. Violaria ainda o artigo 125, caput, e parágrafo primeiro, relativo ao direito dos Estados de organizar sua Justiça.

Argumenta que o artigo 81 da LC 35/79 (Loman) não veda que a remoção preceda à promoção por antiguidade. O texto da lei diz apenas que "na magistratura de carreira dos estados, ao provimento inicial e à promoção por merecimento precederá a remoção". Ou seja, estabelece regra sobre a precedência da remoção ao provimento inicial e à promoção por merecimento. Mas é omisso quanto à promoção por antiguidade, o que autoriza a edição da norma local.

Em contrarrazões, o grupo de magistrados sustenta que a regra adotada pelo TJ/RS está em discrepância com a Loman, e nega haver no caso violação do princípio da inamovibilidade.

No STF, o plenário virtual reconheceu a repercussão geral da matéria por maioria, vencido o relator, ministro Ricardo Lewandowski. O processo deverá ser redistribuído para nova relatoria, segundo o que dispõe o parágrafo 3º do artigo 324 do regimento interno STF.

Fonte: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas