MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF nega recurso de condenado no mensalão Jacinto Lamas
Indulto

STF nega recurso de condenado no mensalão Jacinto Lamas

Ministros mantiveram obrigação de pagamento de multa imposta na condenação.

Da Redação

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Atualizado às 18:30

O STF negou na sessão desta quarta-feira, 8, recurso apresentado pela defesa de Jacinto Lamas, condenado no mensalão a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro.

A defesa de Lamas alegava que, como recebeu o benefício de indulto presidencial assinado pela então presidente Dilma em decreto de 2014, não precisaria mais pagar parcelas remanescentes da multa fixada na condenação.

Os ministros, no entanto, entenderam que o pagamento da multa era condição para a obtenção do indulto, e que, portanto, não poderia ser interrompido. Assim, negaram o agravo na EP 11, contra decisão na AP 470.

Contexto

Em março de 2015, o ministro Barroso, que assumiu a relatoria do processo com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, decretou a extinção da pena com base no decreto presidencial 8.380/14, que concedeu indulto de Natal a integrantes do sistema carcerário que tivessem cumprido determinados requisitos, entre os quais o de ter cumprido mais de um quarto da pena e estar no regime aberto.

Com o parcelamento firmado com a Fazenda Nacional e a progressão de regime, o condenado passou a poder ser beneficiário do indulto presidencial. No caso em discussão, explicou o ministro, o sentenciado progrediu de regime porque parcelou a multa. Após o indulto, no entanto, pleiteou a extinção da pena pecuniária.

Sendo o parcelamento condição para a obtenção do indulto, o mesmo não poderia ser suspenso, entendeu Barroso. Assim, deferiu o indulto, mas manteve a exigência da multa, sob pena de revogar o reconhecimento do benefício.

Na ocasião, acompanharam o relator os ministros Toffoli, Fux e Lewandowski. O ministro Teori, então, pediu vista, voto apresentado na sessão desta quarta-feira pelo ministro Alexandre de Moraes.

Voto-vista

Ao votar, Moraes concordou com o relator. Ele destacou que, como disse o relator, o recorrente nem teria direito ao indulto se não tivesse obtido o parcelamento. "A condição inicial para que pudesse o recorrente ter o indulto é aquela que agora ele quer se negar a cumprir. Foi ele, recorrente, que voluntariamente aderiu a essa nova obrigação com a Fazenda Pública, com a celebração desse pacto de parcelamento."

No mesmo sentido votaram Rosa, Fachin e Cármen Lúcia.

Voto vencido

O ministro Marco Aurélio divergiu. Para ele, o art. 7º do decreto próprio decreto 8.380, que consubstancia o indulto, é categórico no ponto em que diz que, uma vez operado, o indulto alcança não só a pena restritiva de direito mas também a pena de multa aplicada cumulativamente. "Não se pode estabelecer um critério de plantão para simplesmente dizer que o agravante não tem direito a essa extensão, extinguindo a punibilidade."