MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Financeiro"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito Financeiro"

O livro aborda a questão a questão do endividamento público e dos precatórios.

Da Redação

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Atualizado em 7 de dezembro de 2017 13:33

Em sua 6ª edição, a obra "Direito Financeiro" (Método - 266p.), de Tathiane Piscitelli, trata, de forma didática, dos princípios e das normas aplicáveis ao Direito Financeiro, bem como da jurisprudência sobre o tema.

Nesse sentido, a autora, com uma linguagem acessível e agradável, traz os conceitos principais desse ramo do Direito, analisa seus princípios e detalha a atividade financeira do Estado, dividindo-a em dois passos: o estudo do orçamento público e a compreensão da disciplina das receitas e despesas públicas.

Ao longo de todo o livro, posiciona o leitor sobre a orientação jurisprudencial dominante acerca de seus mais relevantes debates, especialmente do Supremo Tribunal Federal, fornecendo um olhar abrangente e atual sobre o Direito Financeiro.

O trabalho resulta da experiência da autora como professora dessa disciplina, que, ao lado do Direito Tributário, permite a compreensão da atuação fiscal estatal em sua totalidade. Visto como parte do esquema de viabilização das atividades estatais em sentido lato, o Direito Financeiro mostra-se indissociavelmente ligado a todas as áreas do Direito Público e é fundamental para a compreensão do papel do Estado como um todo.

Nesta edição, o leitor encontrará maior detalhamento da jurisprudência em alguns pontos, o debate em torno da tentativa de tornar o orçamento brasileiro impositivo e a conexão de temas com a situação política atual do Brasil.

As razões indicadas como fundamento do impeachment de Dilma Rousseff, bem como a difícil situação financeira de alguns Estados e municípios, serão igualmente abordadas, ao lado das alterações legislativas mais recentes.

Sobre a autora:

Tathiane Piscitelli é doutora e mestre em Direito pela USP. Professora de Direito Tributário e Finanças Públicas da FGV, nos programas de graduação, especialização e mestrado profissional. Autora de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de Direito Tributário e Financeiro.

__________

Ganhador:

Elias José da Silva, advogado em SP

__________

EDITORA FORENSE LTDA