MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ticket 360 não pode cobrar taxa de retirada na venda de ingresso
Cobrança abusiva

Ticket 360 não pode cobrar taxa de retirada na venda de ingresso

Para TJ/SP, o ato de retirar o bilhete é inerente ao serviço contratado e já remunerado.

Da Redação

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Atualizado às 08:03

O site Ticket 360, que vende ingressos para shows, festas e peças teatrais, não pode cobrar "taxa de retirada" do consumidor que se dirige até o local para retirar o bilhete.

A decisão é da 26ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, ao reformar sentença que julgou improcedente uma ação civil pública do MP/SP.

Além da cobrança da "taxa de serviço", a empresa exigia dos clientes que não contratavam serviço de entrega em casa dos ingressos o pagamento da "taxa de retirada".

Prática abusiva

O desembargador Bonilha Filho, relator da apelação, afirmou em seu voto que, ao condicionar a retirada do ingresso a outro pagamento, a empresa está cobrando em duplicidade.

"Na compra e venda, havendo o pagamento, o vendedor é obrigado a entregar o produto. Ao exigir-se o pagamento de "taxa de retirada", o que se faz é forçar o consumidor a pagar à ré por serviço que ele presta a si mesmo: deslocar-se até o local do evento, ou outro indicado, para retirar o bilhete. O ônus da retirada, nessa hipótese, é transferido ao adquirente e, por isso mesmo, é totalmente desarrazoado exigir dele que ainda pague por isso."

O voto também destaca que o ato de retirar o bilhete é inerente ao serviço contratado e já remunerado.

"A alegação, no sentido de que é oferecida ao consumidor a opção de não pagar pela taxa, é risível, haja vista que o exercício de tal opção seria, como explicita a própria apelada, a desistência da compra."

Dessa forma, o relator concluiu que o ato da Ticket 360 é inadmissível conforme o CDC, e além da proibição da cobrança, impôs multa de R$ 100 mil por evento em que houver a referida cobrança. A decisão do colegiado foi unânime.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas