MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. HC deve ser analisado mesmo que haja via específica de impugnação
STJ

HC deve ser analisado mesmo que haja via específica de impugnação

Ministra Laurita Vaz concedeu HC de ofício para determinar que o TJ/CE aprecie um pedido de liminar que não foi conhecido.

Da Redação

sábado, 6 de janeiro de 2018

Atualizado em 5 de janeiro de 2018 15:04

A existência de via de impugnação específica não inviabiliza a impetração de ordem de habeas corpus para aferição dos critérios utilizados na decretação da prisão preventiva. Com este entendimento, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, concedeu HC de ofício para determinar que o TJ/CE aprecie um pedido de liminar que não foi conhecido sob o fundamento de inadequação da via eleita.

O caso envolveu uma prisão em flagrante por suposto crime de tráfico de drogas. Contra a decisão de custódia, a defesa impetrou habeas corpus perante o TJ/CE, cujo pedido de liminar não foi conhecido sob o fundamento de que o HC não seria a via adequada para se discutir o relaxamento de prisão.

Como o TJ/CE não analisou as alegações apresentadas pela parte sobre a suposta ilegalidade da prisão, Laurita Vaz entendeu que apreciar a tese defensiva constituiria indevida supressão de instância, mas reconheceu que o tribunal de origem errou ao não conhecer do pedido, citando inclusive entendimento jurisprudencial do STJ.

Apesar de indeferir a liminar pleiteada, a presidente concedeu a ordem, de ofício, para determinar o retorno do habeas para que o TJ/CE aprecie o pedido de liminar que lhe foi submetido.

Informações: STJ.