MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homologado acordo sobre planos econômicos em processos sob relatoria do ministro Gilmar Mendes
STF

Homologado acordo sobre planos econômicos em processos sob relatoria do ministro Gilmar Mendes

Acordo é referente à correção monetária das cadernetas de poupança entre os anos 1980 e 1990.

Da Redação

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atualizado às 16:01

O ministro Gilmar Mendes, do STF, homologou, nesta segunda-feira, 5, o acordo firmado entre a União e entidades representativas de bancos e de poupadores referente a diferenças de correção monetária de depósitos de cadernetas decorrentes dos valores bloqueados pelo Banco Central no Plano Collor I e por expurgos inflacionários do Plano Collor II. A decisão foi tomada nos REs 631363 e 632212.

A AGU, entidades de representação dos poupadores como a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), bem como a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pediram ao STF que homologasse os termos do acordo alcançado pelas partes.

O documento soluciona controvérsias relativas a diferenças de correção monetária em depósitos de poupança decorrentes da implementação de vários planos econômicos - Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

Em pareceres juntados aos autos, tanto o Banco Central, órgão de supervisão do Sistema Financeiro Nacional, quanto a PGR se manifestaram pela homologação dos termos acordados.

Em sua decisão, o ministro Gilmar Mendes lembrou que o ministro Dias Toffoli já homologou o acordo em questão nos processos sob sua relatoria (REs 591797 e 626307). Ressaltou a necessidade de que os provimentos judiciais sejam uniformes e que se privilegie a autocomposição dos conflitos sociais.

Ao homologar o acordo nos dois processos sob sua relatoria, o ministro também determinou o sobrestamento do feito, por 24 meses, "de modo a possibilitar que os interessados, querendo, manifestem adesão à proposta nas respectivas ações, perante os juízos de origem competentes".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas