MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB reprova PL que isenta representantes comerciais de IPI na compra de veículos
Imposto

IAB reprova PL que isenta representantes comerciais de IPI na compra de veículos

Para relator da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, projeto não aponta impacto positivo da isenção.

Da Redação

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Atualizado em 9 de fevereiro de 2018 12:22

A Comissão de Direito Financeiro e Tributário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros aprovou, em sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 7, parecer contrário ao PL 5.364/16. A proposta é de autoria do deputado Federal Tenente Lúcio, e prevê a isenção de IPI na compra de veículos por profissionais autônomos que trabalham como representantes comerciais.

Ao analisar o texto, o relator da comissão, Guilherme Chambarelli Neno, afirmou que "o PL não aponta o impacto positivo que a adoção da medida geraria na economia". O advogado disse ainda que a renúncia fiscal prevista no projeto, sem apresentação de geração de empregos e renda como contrapartida, não é razoável, já que os Estados, municípios e a União enfrentam, atualmente, uma grave financeira.

Neno também considerou que a lei de responsabilidade fiscal - lei complementar 101/00 - prevê que, tanto a concessão, como a ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária decorrente de renúncia fiscal devem estar amparadas na estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que sua vigência for iniciada e nos dois exercícios seguintes.

O advogado ressaltou que a lei de responsabilidade fiscal trata o IPI e outros impostos extrafiscais como exceções à regra, mas considerou que, apesar disso, "o mecanismo da isenção se aplica ao produto e não a uma determinada classe que pretenda adquiri-lo".

Ao concluir seu parecer, Neno criticou a iniciativa, e afirmou que "a tentativa de isenção do IPI para automóveis comprados por representantes comerciais foi reiteradamente rechaçada pelo parlamento".

Com esse entendimento, o advogado reprovou a proposta, e o parecer foi aprovado de forma unânime pela comissão.

__________________

Instituto dos Advogados Brasileiros

Patrocínio

Patrocínio Migalhas