MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Danilo Gentili indenizará deputada Maria do Rosário por danos morais
Ofensa

Danilo Gentili indenizará deputada Maria do Rosário por danos morais

Justiça do RS considerou abusivo vídeo do humorista publicado nas redes sociais.

Da Redação

quinta-feira, 8 de março de 2018

Atualizado às 10:39

O humorista Danilo Gentili deverá pagar R$ 15 mil para a deputada Federal Maria do Rosário. A decisão é do juiz de Direito Juliano da Costa Stumpf, da 12ª vara Cível de Porto Alegre/RS.

A parlamentar ajuizou ação contra Danilo Gentili por causa da postagem e divulgação de um vídeo em redes sociais. Maria do Rosário narrou que na gravação o humorista aparece recebendo uma notificação expedida pela Câmara; ele rasga o documento, coloca dentro das calças e novamente no envelope, com indicações ofensivas e obscenas e, também, com incitação ao ódio e violência contra a autora.

Desproporcionalidade da conduta

Afirmando que a liberdade de expressão não é direito absoluto, o magistrado concluiu:

"A caracterização da conduta praticada pelo réu - e por ele não negada quanto a sua existência - e o reconhecimento de que gerou agressão e humilhação contra a autora é juízo posto, que complementa a dúvida existente no início da demanda e bem demonstra a prática de abuso de direito capaz de gerar danos morais e justificar a retirada dos arquivos das redes sociais."

O julgador disse na sentença que se Danilo entendeu ilegal a providência da Procuradoria da Câmara por provocação da deputada, "deveria fazer uso do remédio jurídico próprio e adequado, nos limites da lei".

Para o magistrado, a repercussão do vídeo é suficiente para a caracterização dos danos, já que o réu divulgou e expôs a agressão praticada contra a deputada de forma voluntária e consciente.

Em dezembro último, por unanimidade, os desembargadores da 10ª câmara Cível já haviam confirmado a decisão que determinou a retirada do vídeo.

  • Processo: 001/1170060746-5

Patrocínio

Patrocínio Migalhas