MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulheres representam quase metade dos advogados do Brasil
Advocacia feminina

Mulheres representam quase metade dos advogados do Brasil

De acordo com dados do Quadro de Advogados da Ordem, as mulheres totalizam 48% dos registros da OAB.

Da Redação

sexta-feira, 9 de março de 2018

Atualizado às 14:21

Apesar de ainda ser minoria, o número de mulheres na área jurídica brasileira tem aumentado. De acordo com o Quadro de Advogados da OAB, no Brasil, atualmente, existem 1.144.196 advogados registrados na Ordem. Destes, 45% - pouco mais de 516 mil - são mulheres.

Dos 26 Estados do país, apenas dois são exceções: Rondônia e Pará tem maioria feminina entre os profissionais do Direito. Entretanto, a diferença é sutil em ambos os Estados.

Mas, se as mulheres ainda não representam a maioria entre os advogados do Brasil, há escritórios que andam na contramão desses números. É o caso da banca Paulo Reis Advogados Associados, que tem sede em Bebedouro/SP, e filiais em outras cidades do interior paulista e em Minas Gerais.

De acordo com a advogada Maria Elisa Perrone dos Reis, 62% dos 450 colaboradores do escritório são mulheres. Nos cargos de liderança elas ocupam 42% dos cargos - número que, apesar de não ser a maioria, está acima da média nacional de ocupação feminina no topo dos escritórios.

Segundo Maria Elisa, somente 37,8% dos cargos gerenciais no Brasil eram ocupados por executivas em 2016. A advogada destaca também que o perfil de RH que a banca segue contrasta com a realidade da advocacia brasileira e busca, em primeiro lugar, atender aos princípios de igualdade e respeito entre os gêneros.

"Em uma sociedade ainda marcada pela desigualdade de gênero, principalmente no mercado de trabalho, nosso escritório prima por respeitar a igualdade de direitos e deveres entre todos os cidadãos, repudiando qualquer tipo de discriminação ou preconceito."

________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas