MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PT tem responsabilidade sobre agressividade dos brasileiros, diz Gilmar Mendes
Protestos

PT tem responsabilidade sobre agressividade dos brasileiros, diz Gilmar Mendes

Ministro foi alvo de protestos em Portugal e no Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Atualizado às 13:10

Em entrevista concedida à TV Migalhas nesta quinta-feira, 5, o ministro Gilmar Mendes disse que o PT tem responsabilidade sobre o "momento de crispação" que criou-se no Brasil.

A fala foi em resposta aos ataques que o ministro vem sofrendo por parte dos brasileiros. "Acumulamos um poder imenso, e é natural que as pessoas reclamem", disse Gilmar.

No julgamento de ontem, sobre o HC de Lula, Gilmar Mendes teceu críticas à imprensa e já havia atribuído ao partido a "prática de intolerância" que, em sua opinião, o PT desenvolveu ao longo dos anos.

Na ocasião, o ministro citou episódio em que grevistas atacaram Mário Covas, em 2000, quando estava doente, e José Dirceu teria dito: "bem feito, vai apanhar nas ruas e nas urnas". Para o ministro, "gestou-se esse germe ruim da intolerância". Gilmar disse que o PT deveria fazer pedido de desculpas público por este tipo de ataque. "Essa gente que hoje está aí aprendeu na oficina do diabo."

Protestos

Ontem, em Lisboa, uma manifestante protestou durante o VI Fórum Jurídico de Lisboa, com cartaz no qual chamava o ministro de "traidor do povo brasileiro".

Esta , no entanto, não foi a primeira vez que Gilmar Mendes foi alvo de críticas em Lisboa. Em janeiro, o ministro foi abordado por duas brasileiras enquanto caminhava nas ruas da capital portuguesa. "O senhor é de uma injustiça imensurável", criticaram as mulheres.

No mesmo mês, Gilmar Mendes foi hostilizado durante um voo que partiu de Brasília com destino a Cuiabá/MT. "Fora, Gilmar", gritavam os passageiros, enquanto teciam críticas contra o ministro.

Ontem, ao proferir seu voto durante o julgamento do HC de Lula no STF, Gilmar Mendes relembrou os ataques sofridos e criticou a divulgação dos fatos pela mídia. Assista.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas