A obra coletiva "Aspectos Disciplinares de ética no Exercício da Advocacia" (Letras Jurídicas – 2ª edição – 376p.), organizada por Renata Soltanovitch e Norberto Oya, discute os aspectos essenciais da aplicabilidade do Código de Ética e expõe a relevância dos Tribunais de Ética, que permeiam a preservação dessa prática no dia a dia da carreira profissional.

"O livro está revisado, ampliado e atualizado de acordo com o novo Código de Processo Civil e o novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - CEDOAB.

Ao final encontra-se um quadro comparativo do novo Código de Ética e Disciplina com o Código de Ética e Disciplina anterior, seguido de sumário, índice temático por assunto, ambos do novo CEDOAB, que visam a facilitar ao consulente em sua pesquisa.

Contamos com o acréscimo de treze artigos (dos autores: Alexandre Augusto Ferreira Macedo Marques; Bruno Angelo Vasconcelos e Souza; Cid Vieira de Souza Filho; Elaine de Camargo Santos; Francisco Dantas Correia Lima e Sérgio Luiz Citino de Faria Motta; Fabio Guedes Garcia da Silveira; Ivan Geraldo Rocha da Palma; Lucas Hernandez do Vale Martins; Márcia Varanda Gambelli e Rodrigo Cardoso Garcia; Marco Aurélio Vicente Vieira; Norberto Oya; Paulo Arthur Noronha Roesler e Rafael Pinheiro Lucas Ristow; e Renato Pinheiro Jabur), elevando de 15 para 28 artigos em relação à primeira edição.

Queremos registrar nossos sinceros agradecimentos pela acolhida da primeira edição e as contribuições encaminhadas pelos presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina da OAB, gestão 2013/2015, dos seguintes estados: Amazonas – Dr. José Paiva de Souza Filho, Goiás – Dr. Frederico Augusto Auad de Gomes, Mato Grosso do Sul – Dr. Erico de Oliveira Duarte, Minas Gerais – Dr. Rogério Machado Flores Pereira, Paraná - Dr. Renato Kanayama, Rio Grande do Sul – Dr. Fábio Scherer de Moura, Roraima – Dra. Elena Natch Fortes, e Santa Catarina – Dr. João Leonel Machado Pereira. Ainda, ao Dr. Tarcisio Greco, presidente da 15ª Turma Disciplinar da OAB/SP, gestão 2013/2015. No mesmo sentido, reiteramos nosso reconhecimento pela valorosa dedicação empreendida pela Editora Letras Jurídicas.

Esperamos que o livro continue a trilhar seu objetivo que é trazer um pouco de luz e reflexão ao trabalho desenvolvido nos diversos Tribunais de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil espalhados por este país, especialmente neste momento com o surgimento do novo CEDOAB". Norberto Oya

Sobre os organizadores:

Renata Soltanovitch é advogada civilista. Mestre pela PUC/SP e especialista em Direito de Entretenimento pela ESA/SP.

Norberto Oya é graduado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em Administração de Empresas e em Direito. Especialista em Direito Constitucional pela PUC/SP. Procurador do Estado de SP.

_________

Ganhadora:

Viviane Gomes Leoni, de Joinville/SC