MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Interferência Lesiva de Terceiro na Relação Obrigacional"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Interferência Lesiva de Terceiro na Relação Obrigacional"

O livro concorre para que os conflitos entre as pessoas sejam decididos de maneira justa, em conformidade com o Direito.

Da Redação

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Atualizado em 24 de abril de 2018 14:45

A obra "A Interferência Lesiva de Terceiro na Relação Obrigacional" (Almedina Brasil - 233p.), de Fábio Floriano Melo Martins, do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados, tem como objeto regulamentar as situações em que a interferência de terceiro dificulta ou impossibilita o cumprimento das obrigações, especialmente as contratuais.

Inicialmente, são analisados os casos em que a legislação regulamenta expressamente a matéria. Delineado o tratamento do tema no ordenamento jurídico e identificado o objeto da pesquisa, foram feitas incursões no direito estrangeiro com o intuito de aproveitar os esforços doutrinários e jurisprudenciais em temas como: oponibilidade (França); nexo de causalidade, com especial destaque para o estudo dos casos paradigmáticos Superga e Meroni (Itália) e teoria do abuso de direito (Portugal).

Também foi tratada com minúcia a regulamentação do tema no Draft Common Frame of Reference, de modo que se possibilite a verificação do posicionamento atual não só em vários ordenamentos estrangeiros, mas também no âmbito de esforço europeu de unificação. Após o estudo do direito estrangeiro, trata-se sobre a fundamentação da responsabilidade de terceiro por interferência na relação obrigacional no direito brasileiro. Em termos de teoria geral do direito contratual, destaca-se a diferenciação entre relatividade dos efeitos contratuais, oponibilidade e responsabilidade civil de terceiro.

Na sequência, indicam-se os pressupostos para responsabilização de terceiro por violação ao direito de crédito, sempre com a preocupação de fixar parâmetros para aplicação dos artigos 186 e 927 do Código Civil. Após essas passagens centrais, são abordados temas paralelos, mas não de menor importância como: os momentos de aplicação da responsabilidade de terceiro, a solidariedade entre contratante inadimplente e terceiro, bem como os limites de aplicação de cláusula penal e compromissória nos contratos descumpridos. Com a configuração de todo o arcabouço teórico, conclui-se a tese com a análise de casos paradigmáticos.

Sobre o autor:

Fábio Floriano Melo Martins é sócio do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados. Professor, doutor em Direito Civil e graduado pela USP; mestre pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

_________

Ganhador:

Luiz Guilherme Pessoa Cantarelli, de Recife/PE

__________