MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não há condenação em sucumbência na ação ajuizada antes da reforma trabalhista
Reforma trabalhista

Não há condenação em sucumbência na ação ajuizada antes da reforma trabalhista

Em 1º grau, os honorários haviam sido fixados no valor de R$ 1 mil, mas foram posteriormente suspensos.

Da Redação

domingo, 13 de maio de 2018

Atualizado em 9 de maio de 2018 16:55

A 5ª turma do TRT da 4ª região absolveu empregado do pagamento de honorários de sucumbência referentes aos pedidos trabalhistas indeferidos. Para o colegiado, é inaplicável ao caso as novas disposições relativas a honorários de sucumbência trazidas pela reforma trabalhista, uma vez que processo foi ajuizado antes da vigência da nova lei.

O trabalhador ajuizou ação contra a empresa em janeiro de 2016 pretendendo o pagamento de diversas verbas trabalhistas. Em 1º grau, o pedido foi julgado parcialmente procedente e a juíza do Trabalho, Patricia Bley Heim, da 1ª vara de Gravataí/RS, fixou o valor de honorários de sucumbência ao trabalhador em R$ 1 mil. Entretanto, por este ser beneficiário da justiça gratuita, acabou por suspender o pagamento.

No recurso ao TRT da 4ª região, o trabalhador contestou o pagamento dos referidos honorários. Ao analisar o caso, a desembargadora Angela Rosi Almeida Chapper, relatora, deu razão à irresignação do reclamante. A relatora ressaltou que no momento da parte autora ajuizar ação, não haveria a possibilidade de ela ser condenada por honorários de sucumbência, já que a reforma trabalhista não vigorava à época.

"Destaco que a presente ação foi ajuizada em 20/01/16, portanto, antes da entrada em vigor da reforma trabalhista instituída pela lei 13.467/17. Nesse sentido, entendo inaplicáveis a este processo as novas disposições relativas a honorários de sucumbência, diante dos princípios da causalidade e da não surpresa."

Assim, deu provimento ao recurso para absolver o reclamante do pagamento de honorários de sucumbência. O entendimento da relatora foi acompanhado por unanimidade pela turma.

Veja a decisão.