MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "E-stabelecimento"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "E-stabelecimento"

Com o desenvolvimento da internet, o autor enfrenta a virtualidade extrema do estabelecimento, com todos os problemas que disso decorrem.

Da Redação

terça-feira, 22 de maio de 2018

Atualizado em 17 de maio de 2018 13:51

A obra "E-stabelecimento" (Quartier Latin - 351p.), de Pedro Marcos Nunes Barbosa, sócio da banca Denis Borges Barbosa Advogados, labora com temas como concorrência desleal, trade dress, direitos de PI protegidos com exclusividade, tudo no contexto da internet. O livro é brinde do autor.

Está seccionado em três partes com o fito de criticar o estado da arte da doutrina quanto aos estabelecimentos comerciais tradicionais, bem como enveredar para uma análise das alterações promovidas com a utilização da internet no empenho de tal objeto de direito. Para tanto, partiu-se do marco referencial nacional de Oscar Barreto Filho, e propõe-se aqui, uma atualização de parcela conceitual.

Neste contexto internauta, serão apurados os estabelecimentos comerciais de conteúdo predominante, ou exclusivamente, virtual, tal como as redes sociais e servidores que hospedam os serviços de jogos eletrônicos.

Ademais, aprofundar-se-á na superação de um dos elementos dogmáticos da existência da concorrência que cuida da territorialidade, uma vez que os estabelecimentos comerciais na internet não são restritos, especificamente, a um espaço certo.

Sobre o autor:

Pedro Marcos Nunes Barbosa é sócio do escritório Denis Borges Barbosa Advogados, graduado em Direito pela UCAM, especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, mestre em Direito Civil pela UERJ e doutor em Direito Comercial pela USP.

__________

 

Ganhador:

Jaime Luís Caimar, de Campo Grande/MS

__________