MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aplicativo facilita acesso às informações do CPC/15
Tecnologia

Aplicativo facilita acesso às informações do CPC/15

Intitulado "FaciLex", o app foi desenvolvido pelo advogado Daniel Cavalcante Silva em parceria com engenheiro de software e analista de sistemas do TST.

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Atualizado às 14:33

Um novo aplicativo eletrônico, que já está disponível para smartphones e tablets, promete facilitar o acesso de profissionais da área jurídica, estudantes de Direito e funcionários públicos às informações do CPC/15. Chamado FaciLex, o aplicativo simplifica e desenha de maneira prática e interativa fluxogramas referentes ao CPC, atualizado há pouco mais de dois anos.

A nova ferramenta digital facilita a elaboração de petições, despachos e sentenças. O aplicativo apresenta de forma fácil e esquemática todos os dispositivos e principais fluxogramas do CPC, correlacionando etapas e permitindo comparativos entre a nova versão e a versão original.

O aplicativo surgiu por iniciativa do advogado Daniel Cavalcante Silva, sócio do escritório Covac - Sociedade de Advogados, em parceria com Adriano José Pinheiro Lemos, engenheiro de software e analista de sistemas do TST.

"O objetivo do aplicativo é que, em poucos toques, o profissional ou estudante de Direito ou o funcionário público possam consultar o novo CPC visualizando o código por meio de fluxogramas que se complementam em todas as etapas do processo civil brasileiro", explica o advogado.

"O aplicativo nasceu da necessidade prática dos operadores do direito e da total inexistência de ferramentas análogas nas lojas de apps", complementa o engenheiro.

O conteúdo do aplicativo é 100% fiel ao CPC/15, sem depender de conexão com a internet para acesso, e será constantemente atualizado. Segundo o advogado, trata-se de uma inovação que busca dar uma roupagem mais simples e prática ao Código, trazendo benefícios que vão desde a compreensão sistêmica de todos os procedimentos até uma nova concepção de entendimento das normas. "Tudo isso de maneira direta, com poucos toques do smartphone, permitindo ao usuário ganhar tempo, agilizar suas consultas e focar no que realmente interessa", conclui.

___________