MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF tranca ação contra Fernando Capez por suposto envolvimento na máfia da merenda
Falta de justa causa

STF tranca ação contra Fernando Capez por suposto envolvimento na máfia da merenda

Decisão foi por maioria, vencido o ministro Fachin.

Da Redação

terça-feira, 26 de junho de 2018

Atualizado às 11:02

A 2ª turma do STF trancou a ação penal contra o deputado Fernando Capez, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto envolvimento na máfia da merenda. A denúncia havia sido recebida pelo Órgão Especial do TJ/SP no mês passado.

O advogado Alberto Zacharias Toron (Toron, Torihara e Szafir Advogados), ao pedir o trancamento da ação penal, classificou o caso de "patente" falta de justa causa para manejo da ação penal, "onde as provas de forma maciça apontam para a exclusão da responsabilidade do paciente".

"Ele era deputado, candidatava-se a nova candidatura, e foi acusado de interceder em prol de empresa para sagrar-se vencedora em licitação e por isso recebeu propina. Mas os funcionários da secretaria de Educação, um antigo reitor da Unicamp, passando pelo chefe de gabinete dele até a funcionária responsável pelo certame, todos foram ouvidos e disseram que esse certame não teve a interferência de quem quer que seja. Todos disseram que nem o paciente ou qualquer outra pessoa interferiu indevidamente. A empresa para a qual supostamente o paciente teria favorecido perdeu o certame licitatório. A lógica acusatória vai se esgotando."

Toron ressaltou ilegalidades no processo investigatório, como o fato de que testemunhas foram coagidas pela polícia e pelo MP.

"O que sobra contra o deputado Fernando Capez que legitimou o recebimento da denúncia? Aquilo que dito em Bebedouro, sob coação."

Por sua vez, o subprocurador-Geral da República Carlos Vilhena reforçou o parecer da PGR no sentido de não conhecimento do habeas, por óbice da súmula 691.

"O TJ/SP recebeu a denúncia. Qualquer modificação disso exigiria aprofundado exame das provas, incabível no âmbito do HC. É importante que a ação penal tenha curso na origem para que se possa chegar à realidade dos fatos. A defesa pretende reverter o julgamento do TJ/SP fazendo vencedora a tese lá vencida."

Trancamento da ação

O relator do HC, ministro Gilmar Mendes, começou o voto lembrando que, no TJ/SP, o placar foi 12x9.

O ministro leu trechos do voto do decano da Corte paulista, Xavier de Aquino, oriundo do MP, que concluiu pela total falta de provas no caso, considerando-se que o delator e as testemunhas foram "vítimas de coação, seja na polícia, seja no gabinete do promotor de Justiça".

Gilmar afirmou que, se por um lado tem entendido o Supremo que somente palavras do delator não são suficientes para subsidiar recebimento de denúncia, no caso presente, ainda que considerada isoladamente, a delação não bastaria para instauração da ação penal, por não incriminar o paciente: "Acentua-se o fato da prova testemunhal, de forma uníssona, ter isentado o paciente. Na espécie encontra-se ausente esse substrato probatório mínimo."

Conforme o ministro, a prova técnica também não socorre a denúncia do parquet, na medida em que Capez ofereceu espontaneamente contas bancárias e outros dados, que nada revelaram, e pediu inclusive para ser investigado; além disso, a quebra de sigilo telefônico não revelou ligações de/para nenhum dos supostos envolvidos.

"O trânsito de processos sem o devido lastro empírico leva a ferir o princípio da dignidade humana, transformando o homem em objeto do Estado."

Acerca da aplicação da súmula 691, requerida pelo MPF, Gilmar Mendes disse que, logo após a aprovação do verbete, a própria Corte refletiu sobre sua revogação; mas, para que não fosse constrangedor para o próprio Tribunal, teriam decidido superá-la quando for o caso de afronta à jurisprudência da Casa:

"É preciso recompor esse pano de fundo. (...) Tem-se que superar a súmula 691. A regra deve ser a sua superação. O uso da prisão provisória com desiderato de obter execução antecipada é flagrantemente inconstitucional. É um dever superar a súmula 691. É um abuso invocar a súmula 691 quando o HC parece cabível. Permitir que uma persecução penal inconsistente perdure ou, pior, que alguém fique preso indefinidamente."

Assim, concedeu a ordem para trancar a ação penal por "patente falta de justa causa".

O ministro Toffoli acompanhou o voto do relator no conhecimento e no mérito:

"A súmula 691 veio sinalizar para não vir ao Tribunal aqueles HCs absolutamente inviáveis, em que não houvesse teratologia. Com base nesta súmula todos nós negamos seguimentos ao HC; depois vem o agravo e colocamos em lista. Duvido que exista um juiz neste Tribunal que já não tenha proferido voto superando a súmula 691.

Isso para mim não é hard case, é bastante simples. De abuso de autoridade, direcionada a perseguir alguém, coagindo pessoas a deporem contra determinada outra pessoa. Se isso não era possível num governo de exceção, muito menos pode ser admitido em um Estado Democrático de Direito."

Por fim, o presidente Lewandowski formou a maioria com o voto do relator, ao considerar que a denúncia baseia-se exclusivamente nas palavras do delator, e não foi confirmada por nenhuma testemunha, tendo sido desmentida pela prova documental e oral carreada aos autos.

Ficou vencido o ministro Fachin, para quem não seria o caso de conhecer do HC, e ao examinar a possibilidade de concessão de ofício da ordem, ressaltou que o HC não coloca em questão locomoção ou liberdade.

"É uma forma de julgamento antecipado sobre a ação penal. Tal providência só tem sido tomada em casos aberrantes. (...) Do conjunto probatório é possível que se reconheça que esse é mesmo um hard case, cuja solução depende do livre convencimento judicial decorrente da apreciação que se faz das provas."

Segundo o ministro, descabe aos Tribunais Superiores "a prematura valoração do quadro probatório a fim de conferir efeitos absolutórios".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas