MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Agra Belmonte analisa os efeitos econômicos da Reforma Trabalhista
Avanço ou retrocesso?

Ministro Agra Belmonte analisa os efeitos econômicos da Reforma Trabalhista

Ele será um dos palestrantes no "II Meeting Paraense de Direito, Mercado e Trabalho".

Da Redação

terça-feira, 10 de julho de 2018

Atualizado em 9 de julho de 2018 14:54

Em breve entrevista ao escritório Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria, o ministro Alexandre Agra Belmonte, do TST, fala sobre os pontos positivos e negativos da reforma trabalhista. Doutor em Justiça e Sociedade, Mestre em Direito das Relações Sociais, Especialista em Direito Privado Aprofundado, Professor Titular de Mestrado do IESB, Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e autor de livros e artigos jurídicos, Agra Belmont será um dos palestrantes do "II Meeting Paraense de Direito, Mercado e Trabalho", que ocorre em Belém/PA, no próximo dia 9/8 (clique aqui). Ele palestrará sobre os "Efeitos Econômicos e Sociais da Reforma Trabalhista". 

Como jurista e acadêmico, o Ministro afirma que sempre criticará os pontos da Reforma Trabalhista que considera "inconvenientes à valorização do trabalho, à dignidade da pessoa humana e à justiça social, que se sobrepõem ao custo do trabalho". Mas ressalta que sempre elogiará aqueles que, no seu entender, "colocam o Brasil alinhado às transformações sociais e econômicas".

O grande mérito da reforma, segundo Agra Belmont, foi o de trazer segurança às relações coletivas de trabalho, ao apontar os direitos que podem ser objeto de negociação, "sem o risco de anulação de cláusulas ajustadas entre os trabalhadores e empregadores".

"Houve avanços, entre eles, a definição da responsabilidade do sucessor na aquisição do negócio, com responsabilidade do sucedido apenas nos casos de fraude; a limitação temporal da responsabilidade do sócio retirante; a ampliação dos casos de configuração do grupo econômico; a regulação de novas formas de trabalho", destaca.

Por outro lado, o Ministro avalia que a reforma também ampliou as hipóteses de ajuste individual das condições de trabalho. "Uma vez removidos os entraves ao crescimento econômico, certamente essas alterações poderão facilitar a empregabilidade", analisa.

Há, no entanto, vários pontos que merecem revisão na sua avaliação. "Entre eles está atrelar a indenização do dano extrapatrimonial ao salário contratual e a forma como os honorários advocatícios foi regulada, capaz de inibir ações trabalhistas".

É também preciso regular, segundo ele, a motivação para as despedidas; instituir a pluralidade sindical, extinguir a sindicalização unicamente por categorias e vedar a extensão de benefícios obtidos em acordo ou convenção coletiva aos empregados não sindicalizados.

O II Meeting Paraense de Direito, Mercado e Trabalho é organizado pelo escritório Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria e contará com participação de grandes nomes da seara trabalhista e tributária. Para mais informações, clique aqui.

_______________