MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conciliação é alternativa para solucionar superendividamento, afirma especialista
Inadimplência

Conciliação é alternativa para solucionar superendividamento, afirma especialista

Para a especialista da Vamos Conciliar, realizar acordo com os bancos é uma alternativa para quem pretende quitar os débitos e regularizar a vida financeira.

Da Redação

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Atualizado às 07:44

O superendividamento é uma realidade na vida de muitos brasileiros, principalmente em mulheres de 55 anos, é o que revela a pesquisa realizada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

O estudo foi realizado com os consumidores que buscaram a Comissão de Superendividados, do Nudecon - Núcleo de Defesa do Consumidor, e mostrou que 64% dos participantes têm mais de 55 anos e que três de cada dez pessoas que buscaram o núcleo tem mais de 70 anos.

Sobre o tema da inadimplência, a câmara de conciliação e mediação Vamos Conciliar salientou conteúdo do Idec - Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, que distingue dois tipos de superendividados: ativo e passivo. O ativo consome além do que ganha, ou seja, os seus gastos são maiores que o seu orçamento. O passivo está endividado por imprevistos: casos de doenças, desemprego, redução de salário, divórcio etc.

Acordo

Segundo a Vamos Conciliar, a oferta de crédito consignado para idosos que são servidores públicos ativos ou aposentados é mais agressiva do que para trabalhadores em geral. Para a mediadora da câmara, Catarina Urraca, o acordo é a melhor alternativa para quem deseja retirar a restrição do nome.

"A conciliação é um procedimento rápido, econômico e seguro. O acordo é satisfatório para as duas partes, o consumidor consegue pagar os débitos com o banco e organiza a sua situação financeira. Já os bancos recebem os valores acordados e evitam que as causas entrem na fila do Judiciário."

Catarina ainda explica que os acordos podem ser realizados por pessoa física e jurídica, no âmbito privado ou público, nacional ou internacional, desde que o caso envolva direitos disponíveis. "É importante lembrar que a conciliação pode ser feita pelo computador ou celular com acesso à internet. O conciliador auxilia as partes na construção do acordo", explica.

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas