MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF irá julgar participação de sindicato para validade de acordo entre MPT e empresa pública
Repercussão geral

STF irá julgar participação de sindicato para validade de acordo entre MPT e empresa pública

RE sobre o tema teve repercussão geral reconhecida.

Da Redação

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Atualizado às 16:45

O STF discutirá, em sede de repercussão geral, se sindicatos que representam empregados diretamente afetados por acordo celebrado em ação civil pública devem necessariamente ser parte na ação. A relatoria do caso é do ministro Marco Aurélio

t

A matéria é objeto do RE 629.647, interposto pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Roraima (Stiuer). O sindicato pretende a declaração da nulidade de acordo judicial homologado em ação civil pública relativa à contratação de empregados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) sem a prévia aprovação em concurso público.

A ação civil pública foi ajuizada em 2003 pelo MPT, que pedia o afastamento dos trabalhadores contratados pela CAER sem concurso. Após a homologação do acordo, que resultou na dispensa de 400 empregados, o Stiuer apresentou ação rescisória visando desconstituir o acordo celebrado.

Um dos argumentos apresentados pelo sindicato na ação rescisória foi o fato de não ter sido citado na ação civil pública, o que violaria o direito de defesa dos trabalhadores diretamente afetados pelo acordo. A rescisória foi julgada improcedente pelo TRT da 11ª região, e o recurso ordinário foi desprovido pelo TST, com o entendimento de que o litisconsórcio, na ação civil pública, é meramente facultativo, e não obrigatório.

No RE 629647, o Stiuer reitera a alegação de ofensa aos princípios da ampla defesa e do contraditório, considerando que o acordo resultou na demissão sumária de aproximadamente 98% dos empregados da CAER sem a sua participação. 

Em setembro de 2011, o ministro Marco Aurélio, deferiu liminar para suspender a dispensa imediata dos empregados até o julgamento final do recurso.

No plenário virtual, o ministro se pronunciou no sentido de estar configurada a repercussão geral e ressaltou que está em jogo o direito ao devido processo legal. "Tem-se quadro no qual, em ação civil pública, foi formalizado acordo, obrigando-se a tomadora dos serviços a cessar relações jurídicas com 400 empregados", observou. "Cumpre ao Supremo examinar o tema, pacificando-o considerada a Constituição Federal".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas