MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Baixo valor da causa não impede recurso em matéria constitucional
TST

Baixo valor da causa não impede recurso em matéria constitucional

8ª turma do TST aplicou ao caso exceção prevista no § 4º do art. 2º da lei 5.584/70.

Da Redação

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Atualizado às 12:22

A 8ª turma do TST considerou cabível recurso do Ministério Público do Trabalho em ação que visa à suspensão de cláusulas que vedam o trabalho aos domingos no comércio da cidade de Umuarama/PR. Como se trata de matéria com natureza constitucional, o colegiado entendeu que o baixo valor atribuído à causa não impede a interposição de recurso.

t

A ação foi ajuizada pelo VV B Supermercado Ltda. visando à anulação da cláusula do acordo firmado entre empregados do comércio e lojistas de Umuarama que, segundo a empresa, inviabilizava a abertura nos domingos e feriados e gerava "severos prejuízos". 

No caso, a Corte de origem não conheceu do recurso ordinário ao entendimento de que, "nas causas de valor de alçada não excedente a dois salários mínimos na data do ajuizamento da ação e que envolvam matéria de natureza constitucional, a parte deverá recorrer apenas via recurso extraordinário, de competência funcional do STF".

Relator, o ministro Hugo Carlos Scheuermann observou que além de invocar o direito fundamental ao lazer, o recurso do MPT articula com o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho. Assim, versa sobre matéria constitucional.

Desta forma, segundo o ministro, o caso se enquadra na exceção prevista na lei 5.584/70, qie dispõe no art. 2º, § 4º, que "salvo se versarem sobre matéria constitucional, nenhum recurso caberá das sentenças proferidas nos dissídios da alçada a que se refere o parágrafo anterior, considerado, para esse fim, o valor do salário mínimo à data do ajuizamento da ação."

Por unanimidade, a turma deu provimento ao recurso de revista e determinou o retorno do processo ao Tribunal Regional para que, afastada a premissa do não cabimento do recurso ordinário do MPT, prossiga no seu exame.

Veja a íntegra da decisão