MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MercadoLivre cria canal para facilitar acordos e promover a desjudicialização
Consumidor

MercadoLivre cria canal para facilitar acordos e promover a desjudicialização

Projeto Empodera dará maior autonomia e poder aos usuários para que eles possam solucionar suas demandas com mais rapidez e eficácia.

Da Redação

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Atualizado em 28 de agosto de 2018 18:26

O MercadoLivre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, inovou na comunicação com seus clientes para reforçar os canais de contato do consumidor com a empresa. As ações fazem parte do projeto chamado Empodera, criado da parceria entre as áreas do Jurídico, Atendimento ao Cliente e Marketing da empresa.

O Projeto Empodera surgiu a partir de um estudo realizado em 2017 pelo Jurídico da companhia. A análise mostrou que 40% dos usuários que propunham uma ação judicial não tinham realizado qualquer tipo de contato anterior com a empresa - embora tratassem de temas que poderiam ter sido solucionados de forma prévia e consensualmente.

"O Empodera foi criado com a intenção de dar maior autonomia e poder aos usuários do site para que - a partir de ferramentas simples, gratuitas e já disponíveis na plataforma - possam solucionar suas demandas com mais rapidez e eficácia e de forma muito mais sustentável, já que não exige o deslocamento de pessoas, por exemplo", afirma Ricardo Lagreca, Diretor Jurídico Sênior do MercadoLivre no Brasil.

Desde agosto de 2017 a empresa passou fazer parte do Consumidor.gov.br, como mais uma inovação no seu segmento de provedor de aplicações e marketplace. A plataforma do Consumidor.gov integra o Sindec - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, gerido pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"O Empodera é uma forma inovadora de resolução online de demandas de consumidores, corroborando o espírito do Mercado Livre de melhorar a experiência do seu usuário também no momento de resolver problemas e conflitos, ao dar importância e preferência aos métodos consensuais e sem a necessidade de se buscar o Poder Judiciário", explica Ricardo Dalmaso Marques, Gerente Jurídico Sênior de Resolução de Disputas do MercadoLivre no Brasil.

Neste primeiro ano de aplicação, o projeto já obteve importantes resultados, a partir dos altos índices de resoluções nos canais de reclamação e mediação. "Logo nos primeiros meses, menos de 1% dos casos levados aos canais oferecidos foram judicializados posteriormente", destaca Dalmaso. Esse é um aspecto importante do Empodera: a contribuição para a desjudicialização, evitando a necessidade de atuação de autoridades administrativas ou judiciais em temas que podem e devem ser resolvidos por meio do diálogo.

_______________

MERCADOLIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas