MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pinacoteca pode pagar tarifa especial para armazenamento de mostra em aeroporto
Exposições

Pinacoteca pode pagar tarifa especial para armazenamento de mostra em aeroporto

Desembargador do TRF da 3ª região reconheceu que a exposição tem caráter cívico-cultural.

Da Redação

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Atualizado às 08:14

A Pinacoteca poderá voltar a pagar para o aeroporto de Viracopos tarifa especial relativa ao armazenamento das obras de arte da mostra "Mulheres Radicais". A referida tarifa será cobrada em função do peso das obras de arte e não pelo valor da obra, como havia sido determinado anteriormente. A decisão é do desembargador Luis Antonio Johonsom Di Salvo, do TRF da 3ª região, que afirmou que a cobrança se justifica pelo viés cívico-cultural da exposição. 

t

Em agosto deste ano, o desembargador Johonsom Di Salvo havia deferido pedido interposto pelo aeroporto de Viracopos, no qual pedia que a Associação Pinacoteca Arte e Cultura pagasse a tarifa com base no valor das obras de arte e não em função do peso delas, como era feito até março deste ano. 

Na referida decisão, o magistrado havia entendido que o evento - Mulheres Radicais: Arte Latinoamericano 1960-1985 - tinha caráter cultural e relevante, mas não era compreendido como um evento cívico. Assim, à época, concluiu: "se o evento não é cívico e nem gratuito, não tem cabimento aplicar uma tarifa de armazenagem diversa daquela que a autoridade impetrada cogitou".

A Pinacoteca, então, pediu reconsideração argumentando que o projeto que originou a exposição Mulheres Radicais foi aprovado levando em consideração o valor de cálculo da tarifa até então praticado - e que vinha sendo obedecido por 50 anos - com base na Tabela 9 da ANAC (relativo às Tarifas de Armazenagem e de Capatazia da Carga Importada Aplicada em Casos Especiais), a qual não impõe a necessidade de gratuidade do evento e tampouco veda a obtenção de patrocínio.

Ao analisar o pedido, o desembargador Johonsom Di Salvo revogou sua decisão anterior. Para ele, a mostra "é fonte de conhecimento e; portanto, tem - ao contrário do que pensei antes - caráter cívico". O magistrado destacou que cobrar a tarifa com base no valor das obras acabaria por inviabilizar eventos de arte, prejudicando a difusão da cultura e do conhecimento, esse sim, um evento cívico-patriótico.

"Ainda como foi bem destacado pela entidade agravada, a cobrança de ingressos ao preço máximo de seis reais não é significativa, tendo caráter quase que simbólico porque 'não cobre' os custos da empreitada, a qual depende de vários patrocinadores e conta com recursos da Lei Rouanet (afinal, bem aplicados...) . Realmente, seis reais é menos do que se cobra por um cafezinho em qualquer das cafeterias situadas nesta Avenida Paulista."

Assim, o magistrado exerceu juízo de retratação para revogar sua decisão anterior.

A Associação Pinacoteca Arte e Cultura foi defendida pela escritório Queiroz e Lautenschläger Advogados.

Veja a decisão.

_____________