MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém efeitos de decisão que suspendeu prazos processuais durante greve no setor elétrico
Confiança legítima

STJ mantém efeitos de decisão que suspendeu prazos processuais durante greve no setor elétrico

Decisão é da 1ª turma ao julgar recurso da Celg Distribuição contra ato administrativo do TJ/RJ que teria favorecido a Furnas Centrais Elétricas.

Da Redação

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Atualizado às 14:38

A 1ª turma do STJ manteve os efeitos de decisão do TJ/RJ que suspendeu os prazos processuais para a sociedade de economia mista Furnas Centrais Elétricas S.A. durante a greve dos funcionários do setor elétrico, ocorrida em 2015. Decisão se deu em recurso em MS interposto pela distribuidora de energia Celg Distribuição S.A.

t

Em 2015, o presidente do TJ/RJ entendeu que a paralisação dos trabalhadores do setor elétrico seria motivo de força maior apto a suspender os prazos dos processos em que a Furnas figurasse como parte até o encerramento da greve. Após determinar a suspensão por meio de ato administrativo, a Furnas apresentou recursos contra as sentenças que beneficiavam a Celg somente após finalizados os efeitos do ato administrativo.

Em mandado de segurança impetrado no TJ/RJ, a Celg requereu a nulidade do ato da presidência do Tribunal. A Corte Especial do TJ/RJ considerou o ato ilegal, mas manteve seus efeitos em razão dos princípios da segurança jurídica, da proteção da confiança legítima e da presunção de legitimidade dos atos administrativos.

No recurso em mandado de segurança interposto no STJ, a concessionária de energia elétrica Celg, de Goiás, buscou, novamente, a anulação do ato da presidência do TJ/RJ e, consequentemente, o reconhecimento do trânsito em julgado de sentenças contra Furnas. A Celg sustentou que o benefício concedido à Furnas afrontou seu direito de prosseguir com a execução das sentenças, as quais já teriam transitado em julgado; e argumentou que o ato contrariou o princípio da isonomia ao privilegiar uma das partes, além de desrespeitar a jurisprudência do STJ.

Proteção da confiança legítima

Ao analisar o recurso, o relator, ministro Gurgel de Faria, ressaltou o entendimento consolidado no Tribunal de que a deflagração de greve não caracteriza hipótese de força maior capaz de justificar a suspensão do processo.

No entanto, o ministro concordou com o acórdão do TJ/RJ, que entendeu como legítimo a distribuidora Furnas acreditar que a determinação do presidente da Corte Estadual se encontrava em conformidade com a lei. O ministro também destacou parecer do MPF que recomendou a manutenção dos efeitos do ato, já que se tratava de erro exclusivo da Administração Pública, e essa seria a conduta que melhor atenderia ao interesse público.

Com isso, ao considerar os princípios da confiança legítima e da presunção de legitimidade dos atos administrativos, o ministro votou por manter os efeitos da decisão. A decisão foi seguida à unanimidade pela 1ª turma do STJ.

"Em face do quadro fático peculiar da hipótese, os primados da confiança legítima e da presunção de legitimidade dos atos administrativos recomendam a manutenção dos efeitos do ato administrativo impugnado, sob cujo amparo a parte deixou escoar o prazo para interpor o recurso de apelação."

Confira a íntegra da decisão.