MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ mantém afastado juiz que planejava mandar exército recolher urnas antes da eleição
Reclamação disciplinar

CNJ mantém afastado juiz que planejava mandar exército recolher urnas antes da eleição

Por unanimidade, foi mantida liminar que afastou o magistrado no último dia 28.

Da Redação

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Atualizado às 15:08

O CNJ ratificou, em sessão desta terça-feira, 9, decisão provisória em que determinou o afastamento do juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa/GO.

O juiz pretendia determinar que o exército realizasse busca e apreensão de urnas eletrônicas na véspera das eleições, para fins de perícia. Para o relator, ministro Humberto Martins, restou configurada a prática de atos de abuso de poder e violação de seus deveres funcionais. O ministro foi seguido à unanimidade.

t

O juiz de Formosa, em Goiás, Eduardo Luiz Rocha Cubas foi denunciado ao CNJ pela AGU. Na reclamação disciplinar, a AGU apontava uma série de atos considerados irregulares e pedia providências cautelares contra o juiz. No último dia 28, por meio de liminar, o magistrado foi afastado das funções por três dias. O processo foi submetido ao plenário do Conselho para referendo.

Em seu voto, o relator observou que entre os atos irregulares apontados pela AGU, o juiz afastado teria permitido o processamento de ação popular perante o JEC - que, na visão do relator, seria claramente incompetente; teria se dirigido pessoalmente ao comando do exército para antecipar o conteúdo de decisão a ser proferida; utilizado de sua posição de magistrado para atingir objetivos no sentido de inviabilizar a realização das eleições; buscou desacreditar o voto, incentivando radicalização do discurso que suprime a racionalidade essencial ao estado de Direito; conferiu sigilo judicial a processo sem fundamento legal para tanto, inclusive deixando de digitalizar os autos; deixou de notificar os órgãos de representação judicial da união, ofendendo o devido processo legal; e manifestou-se em vídeo divulgado na internet com conteúdo político-partidário.

Diante dos elementos de prova nos autos, o ministro Humberto Martins concluiu que tanto os aspectos fáticos bem como as documentações que foram juntadas aos autos levaram à conclusão pela ratificação, em todos os termos, da decisão concedida pelo CNJ em caráter provisório.

O voto foi seguido à unanimidade pelo colegiado.

  • Processo: 0008807-09.2018.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas