MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Garotinho aguardará em liberdade até trânsito em julgado, decide Lewandowski
Execução da pena

Garotinho aguardará em liberdade até trânsito em julgado, decide Lewandowski

Ministro Lewandowski concedeu HC de ofício ao ex-governador até julgamento das ADCs 43 e 44 ou até trânsito em julgado da sentença condenatória.

Da Redação

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Atualizado às 15:01

O ministro Ricardo Lewandowski concedeu HC de ofício ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho para que ele possa aguardar em liberdade o julgamento final, pelo plenário do STF, das ADCs 43 e 44 ou o trânsito em julgado de sua sentença penal condenatória. Para o relator, até o momento, não houve declaração de inconstitucionalidade de dispositivos infraconstitucionais, segundo os quais ninguém poderá ser preso antes do trânsito em julgado.

t

Garotinho havia sido condenado pelo crime de formação de quadrilha e impetrou HC no STF após ter indeferido outro pedido para assegurar sua liberdade no STJ. A defesa do ex-governador argumentou que ele estava na iminência de ser preso, assim que fossem julgados os embargos de declaração pela 2ª turma Especializada do TRF da 2ª região.

Para a defesa, não dever haver a execução provisória da sentença porque o processo "é permeado por inúmeras ilegalidades e nulidades que serão objeto de recursos especial (ao STJ) e extraordinário (ao STF), que têm enorme plausibilidade e chance de serem providos".

Trânsito em julgado

Na decisão, o ministro invoca dispositivo da CF que trata do princípio da presunção da inocência. Para Lewandowski, o texto constitucional é expresso em afirmar que apenas depois do trânsito em julgado da sentença penal condenatória alguém poderá ser considerado culpado.

Em sua decisão, o ministro Lewandowski enfatiza que, até o momento, não houve declaração de inconstitucionalidade de dispositivos infraconstitucionais - artigo 283 do CPP, artigo 105 da LEP e artigo 594 do Código de Processo Penal Militar - segundo os quais ninguém poderá ser preso antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, sendo todos os artigos plenamente aplicáveis, a seu ver.

De acordo com o ministro, alterar a realidade jurídica da presunção da inocência exigiria novo disciplinamento constitucional e legal, "que só poderia se dar via Congresso Nacional, e não pelo Poder Judiciário".

"Como se sabe, a nossa Constituição não é uma mera folha de papel, que pode ser rasgada sempre que contrarie as forças políticas do momento."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas