MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empréstimo consignado não se extingue com morte de devedor
Dívida

Empréstimo consignado não se extingue com morte de devedor

Decisão é do TRF da 4ª região.

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Atualizado às 09:27

A 3ª turma do TRF da 4ª região negou provimento ao recurso de herdeiro e entendeu que a morte de sua mãe não extingue a obrigação decorrente de empréstimo consignado e a herança, nos seus limites, responde pela dívida.

t

Um dos herdeiros ajuizou ação alegando que a dívida era descontada da mãe, pensionista do Paranaprevidência, e que com o seu falecimento, junto com o cancelamento da pensão, houve inadimplência das prestações. Consta nos autos que a Caixa Econômica Federal decretou o vencimento antecipado da dívida.

A ação de embargos à execução pedindo a suspensão da dívida, de R$ 72 mil, foi negada pelo juízo de 1º grau. Em grau recursal, o herdeiro reafirmou a possibilidade de extinção da dívida em virtude da morte da consignante, conforme disposto na lei 1.046/50 (art. 16), que dispõe sobre consignação em folha de pagamento.

Ao analisar o caso, a desembargadora Marga Inge Barth Tessler, relatora, pontuou que embora a lei 1.046/50 não tenha sido expressamente revogada pelas leis 8.212/90 e 10.820/03 - que dispõem sobre a seguridade social e o desconto em folha de pagamento, respectivamente -, não pode ser interpretada em descompasso com as demais pertencentes ao ordenamento jurídico. Assim, o óbito do consignante não extingue a obrigação decorrente do empréstimo, pois a herança, dentro de seus limites, responde pela dívida, concluiu a magistrada.

"O fato de o vencimento antecipado da dívida ter ocorrido em virtude do falecimento do consignante não é suficiente para afastar a possibilidade de execução do débito, eis que segue válida a cláusula que prevê a possibilidade de vencimento antecipado no caso de inadimplência, o que é o caso dos autos."

Assim, por unanimidade a 3ª turma negou provimento ao recurso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas