MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Noronha incluirá automaticamente na pauta da Corte Especial processos com prazos de vista expirados
STJ

Noronha incluirá automaticamente na pauta da Corte Especial processos com prazos de vista expirados

Presidente do STJ avisou colegas que medida passará a valer a partir de dezembro.

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Atualizado às 09:52

t

O ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ, avisou a Corte Especial na manhã desta quarta-feira, 24, que a partir de dezembro irá chamar automaticamente os processos cujos prazos para pedidos de vista já tenham expirado, independentemente da devolução da vista.

A medida foi anunciada após o ministro ser procurado por diversos advogados com reclamações acerca da demora nos julgamentos. Conforme Noronha, "não podemos exigir que cumpram a lei e nós não cumprimos"; o ministro chamou a atenção para o fato de que há processos na Corte Especial com vista há mais de dois anos. O presidente da Corte citou o art. 162 do Regimento:

"Art. 162. Nos julgamentos, o pedido de vista não impede votem os Ministros que se tenham por habilitados a fazê-lo, e o Ministro que o formular restituirá os autos ao Presidente do Órgão Julgador dentro de, no máximo, sessenta dias a contar do momento em que os autos lhe forem disponibilizados, devendo prosseguir o julgamento do feito na sessão subsequente ao fi m do prazo, com ou sem o voto-vista. 

§ 1º O prazo a que se refere o caput poderá ser prorrogado por trinta dias, mediante requerimento fundamentado ao Colegiado.

§ 2º O prazo de restituição dos autos fi cará suspenso nos períodos de recesso e de férias coletivas."

Noronha categoricamente afirmou que irá cumprir o Regimento e recomendará aos presidentes de turmas e seção que também o façam. "Nossa lei interna é clara no sentido de estabelecer um prazo. Eu fui contra à mudança do Regimento, mas agora temos que cumprir. A partir da sessão de dezembro, todos os votos que se enquadrarem nessa situação, serão automaticamente incluídos na pauta e chamados a julgamento. (...) Não quero ouvir mais esse tipo de reclamação, com a qual eu tenho que concordar."

O prazo para os pedidos de vista previsto no Regimento Interno foi incluído após um intenso debate no Pleno nos idos de 2014. O ministro Luis Felipe Salomão, que à época comandava a Comissão de Regimento Interno, parabenizou o presidente pela iniciativa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas