MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fixa teses repetitivas sobre cobrança judicial do IPTU e parcelamento de ofício da dívida
Direito Público

STJ fixa teses repetitivas sobre cobrança judicial do IPTU e parcelamento de ofício da dívida

Ministro Napoleão foi o relator dos processos. Veja os enunciados.

Da Redação

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Atualizado às 11:00

A 1ª seção do STJ fixou nesta quarta-feira, 14, duas teses repetitivas, sendo uma sobre o termo inicial do prazo prescricional da cobrança judicial do IPTU; e outra sobre a possibilidade de o parcelamento de ofício da dívida tributária ser considerado causa suspensiva da contagem da prescrição.

As teses que o colegiado aprovou são:

(i) O termo inicial do prazo prescricional para a cobrança judicial do IPTU inicia-se no dia seguinte à data estipulada para o vencimento da exação.

(ii) O parcelamento de ofício da dívida tributária não configura causa interruptiva da contagem da prescrição uma vez não tendo anuído o contribuinte.

t

As questões controvertidas foram afetadas em sessão de agosto de 2017, e são de processos relatados pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Havia determinação de suspensão nacional de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos - ao todo, foram quase 8 mil processos suspensos em virtude da afetação do tema.

Na sessão de hoje, após sugestão do ministro Gurgel para a redação da tese (ii), os enunciados foram aprovados à unanimidade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas